Os barcos de alumínio são os mais utilizados para pesca em água doce por possuírem algumas vantagens sobre os fabricados com outros materiais. Eles são mais leves, mais resistentes, têm boa durabilidade, apresentam facilidade de customização estrutural e baixo custo de manutenção.
Tudo isso torna esses barcos uma opção com um excelente custo-benefício. O fato de serem mais leves exige menos potência de motor, e a resistência e a durabilidade também colaboram para melhorar essa relação.
Para escolher o barco de alumínio ideal para suas necessidades, é importante considerar diversas variáveis, como local onde a embarcação será utilizada, a capacidade necessária e o orçamento disponível, que são assuntos que iremos abortar neste artigo e que lhe ajudarão a escolher o barco de alumínio mais conveniente para você.
Os barcos de alumínio também possuem algumas vantagens na hora de sua construção. Entre elas, não precisarem do uso de moldes como os de fibra; e serem mais ecológico que os de madeira, pois podem ser reciclados.
- Mas, o que torna um barco de alumínio bem construído?
- Tipos de construção dos barcos de alumínio
- Tamanhos mais comuns de barcos de alumínio que existem no mercado:
- Qual o melhor barco de alumínio semi-chato e borda alta?
- Qual o barco de alumínio ideal para pescar em represa, em rio e no mar?
- Principais Marcas de Barcos de Alumínio:
- 7 Modelos de Barcos de Alumínio disponíveis no mercado Brasileiro:
- Considerações finais
Mas, o que torna um barco de alumínio bem construído?
Uma embarcação bem construída é aquela que é feita com atenção e esmero, ao longo de todo o processo, para que apresente um bom resultado. Algumas das etapas primordiais para que isso ocorra são:
Escolha da matéria prima: é importante que o fabricante trabalhe com bons fornecedores de placas de alumínio.
Corte das peças: a qualidade do corte e o acabamento das peças são essenciais para garantir um bom encaixe e, consequentemente, um bom resultado final.
Produção das peças: após o corte, as peças ganham contornos, são furadas e frisadas. A qualidade do trabalho nesta etapa também impacta no resultado final de um barco bem construído.
Etapa de liga: é quando as peças começam a se juntar, a serem rebitadas ou soldadas, e a embarcação passa a ganhar forma. É uma etapa fundamental para se evitar o retrabalho após os testes de vedação.
Etapa de encavernar a embarcação: a quantidade de cavernas necessárias depende sobretudo da potência do motor que se pretende usar, o que precisa ser levado em conta no processo de construção.
Fase de acabamento: é quando ocorre a finalização dos rebites, e das vedações dos furos e das junções das placas, além da montagem dos acessórios finais. A atenção aos detalhes nesta etapa é crucial.
Fase de testes: uma embarcação bem construída deve passar pela fase de testes, inclusive com água, que é quando as vedações serão testadas.
Fase de pintura: é a última etapa e a qualidade do serviço nessa fase impacta na durabilidade do barco.
Tipos de construção dos barcos de alumínio
Quanto aos tipos de construção, os barcos de alumínio podem ser soldados ou rebitados. Os dois tipos possuem vantagens a serem consideradas, que vão variar dependendo de fatores como o local de uso da embarcação, a facilidade de manutenção, o peso, o preço e a confiabilidade do fabricante. A seguir apresentaremos as principais características de cada tipo.
Construção rebitada
Onde usar: barcos rebitados são indicados para uso em águas mais calmas e sem muitas pedras. Nesses ambientes, eles apresentam uma excelente relação custo-benefício.
Vantagens: são barcos mais leves, mais baratos e mais fáceis de consertar.
Desvantagens: a garantia dos cascos de barcos rebitados costuma ser de até 5 anos, geralmente menos do que os fabricantes oferecem no caso de barcos soldados.
Reparos ou manutenção: a construção rebitada tende a precisar de reforma ou reparo mais cedo quando comparada à soldada. E, em caso de colisão da embarcação, pode haver o comprometimento de rebites e o casco começar a fazer água. Além disso, pode ser mais difícil identificar um rebite frouxo do que localizar uma solda avariada. No entanto, é muito mais simples e barato consertar um barco rebitado, podendo ser feito pelo próprio proprietário, sem contratação de serviço ou mão de obra.
Construção soldada
Onde usar: é indicada para ambientes mais agressivos, como o uso no mar, onde há mais impacto das ondas, ou em rios mais expostos a pedras e obstáculos, por deixar o barco mais resistente a colisões e torções.
Vantagens: são mais resistentes, bastante seguros e vêm com garantias mais longas (bons fabricantes costumam dar de 5 a 10 anos de garantia nas soldas).
Desvantagens: são mais pesados (cerca de 10% a 30%, dependendo de se for um híbrido de solda e rebite ou totalmente soldado) e mais caros (em torno de 20 a 40%).
Necessidade de reparo ou reformas: a construção soldada proporciona um período maior de utilização da embarcação sem necessidade de reforma ou reparos, por serem mais resistentes, sobretudo em caso de colisão. Quando isso ocorre, é comum a solda apenas amassar, sem que haja entrada de água. No entanto, dependendo do local do país onde você more, pode ser difícil encontrar um bom profissional para fazer o serviço de solda e reparo.
Portanto, a escolha entre os tipos de construção vai depender do uso que você pretende dar à embarcação. Com vimos, um barco soldado é mais resistente do que um barco rebitado, mas será mais caro e mais pesado.
Uma forma extrair o melhor das duas opções é escolhendo uma embarcação mista, que possua o casco soldado e rebite nas partes que sofrem menos impacto. Dessa forma, você terá mais resistência nas áreas necessárias, sem muito aumento de peso e de preço.
Tamanhos mais comuns de barcos de alumínio que existem no mercado:
Os tamanhos de barcos de alumínios mais comuns variam entre 5 e 6 metros. Em geral, possuem uma capacidade para entre 4 e 6 pessoas, e uma motorização máxima que costuma ir de 15 a 50 hp, mais comumente entre 25 e 40 hp.
Qual o melhor barco de alumínio semi-chato e borda alta?
A escolha do melhor semi-chato ou borda alta para você vai depender das suas prioridades.
Se você não precisa de tanta potência de motor (até 15 hp) e pretende navegar em água doce e baías abrigadas, o Aruak 500 da Metalglass é uma ótima opção: é bem reforçado, versátil, fácil de transportar e econômico no quesito consumo de combustível.
Se precisa de mais motor, uma boa opção é o Fluvimar Bass 550. A potência de motor máxima dele é 50 hp e possui uma borda alta de 0,57 m.
Caso queira um barco com casco soldado e precise de uma potência de motor intermediária, o Pety 600 S pode atender muito bem. Esse modelo está disponível nas versões rebitada e soldada, e possui uma potência de motor máxima de até 30 hp.
*Todos os três são modelos fáceis de serem encontrados.
Qual o barco de alumínio ideal para pescar em represa, em rio e no mar?
Represa: barcos de fundo chato, que têm a borda naturalmente mais baixa, funcionam muito bem em águas sem marola. (Ambientes mais agitados provocam muito caturro e esse fundo bate de forma desagradável nessas situações.) São barcos leves, mais baratos, possuem maior espaço interno e boa estabilidade, principalmente quando parados.
Rio: barcos de fundo semi-chato são ótimos para rios. São versáteis e um bom equilíbrio entre as vantagens e desvantagens dos barcos de fundo chato e de fundo convencional (em V). Eles alcançam uma boa velocidade e são considerados estáveis por causa da largura, oferecendo boa navegabilidade.
Mar: barcos convencionais são uma ótima opção para águas mais turbulentas, pois o formato em V do casco corta bem a água, tornando a navegação mais agradável e segura aos tripulantes.
Principais Marcas de Barcos de Alumínio:
Abaixo você confere a lista das principais marcas de barcos de Alumínio que existem no mercado brasileiro:
- Levefort
- Pantanaltica
- MetalGlass
- Pety Brazil
- Mogi Mirim
- Barcos Metal Forte
- Barcos Paranã
- Martinelli
- Irmãos Náutica
- Barcos Metalsul
- Fluvimar
7 Modelos de Barcos de Alumínio disponíveis no mercado Brasileiro:
Abaixo você confere uma lista dos 7 melhores barcos de alumínio disponíveis no mercado brasileiro (marca / modelo / preço aproximado).
- Levefort / Apolus (BL) 600 / R$ 28.400 – Possui casco de 6 m de comprimento, boca de 1,55 m, capacidade para 5 pessoas e potência máxima de 40 hp;
- Pantanaltica / Advance 6.0 semi-chato / R$ 8.600 – Tem um casco de 6 m de comprimento, boca de 1,37 m, capacidade para 5 pessoas e potência máxima de 25 hp;
- MetalGlass / Aruak 500 / R$ 10.000 – Possui 5 m de comprimento, boca de 1,39 m, capacidade para 5 pessoas e potência máxima de 15 hp;
- Pety Brazil / Pety 600 S / R$ 7.600 – Possui 5,90 m de comprimento, boca de 1,40 m, capacidade para 6 pessoas e potência máxima de 30 hp;
- Mogi Mirim / Amazonas 500 (Borda Alta 52 cm) / R$ 9.500 – Tem 5 m de comprimento, 1,40 m de boca, capacidade para 4 pessoas e potência máxima de 25 hp;
Obs.: o Amazonas 500 SP (que é sem a plataforma borda alta de 52 cm) custa R$ 8.500, tem capacidade para 3 pessoas e potência máxima de 15 hp;
- Fluvimar / Bass 550 / R$ 22.000 – Seu casco tem 5,5 m de comprimento com boca de 1,60 m. Tem capacidade para 5 pessoas e potência máxima de 50 hp;
- Martinelli / Tornado 550 SC (semi-chato) / R$ 7.600 – Possui 5,5 m de comprimento, boca de 1,37, capacidade para 5 pessoas e potência máxima de 25 hp.
Considerações finais
Conforme visto, a escolha de um barco envolve critérios muito pessoais e dependerá das suas necessidades e possibilidades.
Uma boa forma de entender as necessidades do seu local de pesca é conversando com pescadores da sua região, que costumam ser muito solícitos, ou observando as características de seus barcos. Isso provavelmente ajudará na sua escolha.