Fiz um artigo relacionado a tipos de pedais para caiaque e durante minha pesquisa me impressionou a quantidade de problemas que existem em pedais que resolvi criar um artigo somente sobre este tópico, visto que muitos são os problemas apresentados neste tipo de equipamento e como os proprietários identificaram e resolveram os problemas.
- Construção básica de um pedal para caiaque
- Pontos Fracos de maior desgaste em um pedal para caiaque
- Problemas mais comuns que ocorrem em um pedal para caiaque
- Manutenção do Pedal para Caiaque
- Peças para o Pedal Power Drive da Milha Nautica:
- Considerações finais
Construção básica de um pedal para caiaque
O pedal de caiaque de hélice é basicamente construído com um pedal parecido com uma bicicleta, possui uma engrenagem cônica (1) que faz a transferência de força para um eixo central (2), este na ponta de inferior possui uma outra engrenagem cônica (3) que por sua vez transfere a força ao eixo da hélice (4).
Pontos Fracos de maior desgaste em um pedal para caiaque
Os pontos de maior desgaste em um pedal para caiaque são nas duas engrenagens cônicas (1 e 3) que por natureza possuem a tendência a tentar escapar uma da outra pela força exercida. Por sua vez os rolamentos que são utilizados para manter os eixos em movimento, sofrem uma força proporcionada pelas engrenagens cônicas e tendem a apresentar problemas muito cedo.
Outro ponto de maior fraqueza no pedal é no eixo da hélice (4) na parte que ele sai para fora onde é necessário colocar um retentor para isolar o ambiente externo do interno, para evitar a entrada de água, porém como esta peça possui um atrito muito grande pelo movimento que constantemente é exercido sobre ele, acaba desgastando rapidamente e passa a permitir a entrada de água dentro das engrenagens da parte inferior do pedal, prejudicando a lubrificação e vindo a causar problemas rapidamente se não for resolvido.
Abaixo você vê um desenho de onde exatamente ocorre este problema.
Problemas mais comuns que ocorrem em um pedal para caiaque
Abaixo você confere a lista dos problemas mais comuns que costumam apresentar em pedais para caiaques de pesca.
1. Travamento no pedal do Caiaque:
Comportamento: Pedal começa a dar algumas travadinhas quando se gira o pedal, ou trava totalmente.
Possíveis Causas: A mais provável causa de o pedal travar é estar com algum ou vários dentes de alguma engrenagem desgastados, causando assim um descompasso no momento de girar o pedal criando o travamento no pedal. A engrenagem com defeito pode ser a superior próxima ao pedal ou a que fica abaixo no eixo da hélice.
Solução: Substituição da engrenagem que possui os dentes faltantes, você deverá entrar em contato com o fabricante do pedal e solicitar engrenagens novas, visto que a recuperação deste tipo de material é praticamente impossível.
Abaixo você confere o vídeo que mostra a identificação deste problema.
2. Barulho interno do pedal como um moedor:
Comportamento: O pedal passa a fazer um barulho parecido com um moedor, pedal roncando muito.
Possíveis Causas:
(1) A parte superior do pedal está com folga na engrenagem ou algum rolamento está desgastado pelo esforço realizado pelas engrenagens cônicas.
Solução: Pode ser apenas algum reajuste de alguma trava que se soltou ou será necessário ou caso o problema seja no rolamento, será necessário comprar outro e efetuar a troca.
(2) Falta de Lubrificação das engrenagens internas, possivelmente devido a entrada de água pelo retentor.
Solução: Troca do retentor do eixo da hélice e lubrificação das engrenagens
Abaixo um vídeo do Eduardo que identificou o problema de uma arruela solta que fazia o barulho no caiaque.
Manutenção do Pedal para Caiaque
O risco de você ter seu pedal travando ao quando estiver pescando ou até em alto mar e ter que voltar remando é grande, então com base em experiência de pessoas que adquiriram os pedais de hélice é que se realize uma manutenção preventiva nos pedais pelo menos a cada 6 meses a fim de verificar as condições das engrenagens e rolamentos do pedal, principalmente para quem costuma pescar em mar onde água salgada pode acelerar a degradação das peças.
Peças para o Pedal Power Drive da Milha Nautica:
Para quem pensa em já realizar a substituição de todos os rolamentos do pedal Power drive, abaixo segue a lista de Peças e Código de Rolamentos para o Caique Power Drive:
Rolamentos e retentores do pedal de pesca:
- 1 x 6004zz
- 1 x 6202zz
- 2 x 6802zz ou 61802zz
- 1 x 6800zz
- 1 x 6002zz
- 1 x 6903zz
Retentores do pedal de pesca:
- 2 retentores 15x30x4,5mm para o Pedal
- Retentor 10x24x7mm para o eixo da hélice
Ferramentas para abrir um pedal de pesca:
- Chave Alenn 3,4 e 5mm
- Alicate para anel elástico
- Martelo
- Morsa
- Saca Polia
- Chave Philips
Abaixo você confere a imagem de onde ficam os rolamentos descritos acima:
Considerações finais
É recomendável que seja realizada uma manutenção preventiva de um pedal de caiaque a cada 6 meses para garantir seu bom funcionamento e lubrificação, para não ter problemas com situações indesejáveis durante uma pescaria, onde seja necessário voltar remando depois de ter realizado uma grande distância.
Principalmente se você pesca em mar, onde a água salgada naturalmente causa uma corrosão excessiva nos pedais, e porque em uma pescaria no mar, você não poderá ficar sem o pedal caso tenha se afastado muito da costa, sendo uma questão de segurança em primeiro lugar.
Aconselha-se que primeiramente busque assistencia com o fabricante do pedal antes de realizar qualquer manutenção por conta própria para evitar perda de garantia do pedal.