Iscas e Dicas para Pescar Guaivira (Tudo Explicado)

Saiba tudo sobre a Guaivira, peixe que até o nome cientifico mostra força, Oligoplites saurus. E não é só no nome cientifico, tem uma fisgada marcante, com pulos fora d’água e uma agressividade fora comum.

Leia o artigo e conheça os detalhes do comportamento e da captura desse peixe que conquista tantos pescadores.

Guaivira
Pesca de Guaivira

Sumário

Conheça a Guaivira

A guaivira, também é conhecida popularmente como salteira ou tibiro. O nome de salteira se deve ao fato de saltarem para fora da água, em perseguição a peixes menores, o que é uma característica que dá muita emoção a pesca, principalmente se for feita com isca artificial, quando há perseguição e abocanhamento podem ser vistos. 

É um peixe de características incomuns, poucos pescadores consideram sua carne como boa para consumo, pois apesar do alto valor nutritivo, demanda bastante tempo e experiência para tirar a pele e os espinhos. Sendo que, sem essa remoção, não é possível come-la.

Os mangues e proximidades são os ambientes favoritos dos jovens, o que é justificado com a reprodução também acontecendo próximos a esses locais, em águas semifechadas com uma ligação livre para o mar aberto.

É um peixe que gosta de águas mais escuras e quentes, suportando inclusive grandes variações de salinidade.

Do que a Guaivira se alimenta?

A guaivira é um peixe carnívoro e predador, mas, tem a alimentação pouco seletiva alimentando-se conforme a disponibilidade de presas no ambiente.

Essa alimentação pouco seletiva pode ser de grande valia para o pescador, pois permite usar uma maior variedade de iscas para tentar capturar os exemplares da espécie.

Mesmo com amplo cardápio, os alimentos que mais come são pequenos peixes, lulas e crustáceos.  A relatos de que as guaiviras jovens se alimentam inclusive da escama de peixes menores.

Comportamento da Guaivira

Com comportamento agressivo em relação a peixes menores, normalmente se movimenta em cardumes, o que facilita a pesca.

Suportam muito bem grandes variações de salinidade e gostam de acompanhar as marés, que revolvem o fundo, buscando comida.

Ao identificar o local onde o cardume está, o pescador costuma estar com a diversão da pesca garantida, pois vários exemplares do mesmo grupo podem ser pegos.

Onde vive a Guaivira?

Como dito antes, gosta de ficar próxima a mangues e em águas pouco escuras e mais quentes. Também são comuns nos arredores de ilhas, em baías e ao longo de praias preferindo águas túrbidas.

Tem sua distribuição geográfica no Oceano Atlântico ocidental,  desde a América Central (Honduras) até a América do Sul (Uruguai). É bastante comum em toda a costa brasileira.

Características da Guaivira

A salteira possui o corpo prateado coberto por escamas, seu formato é alongado, estreito e comprido. Tem a cabeça pequena em relação ao corpo, possui maxilares grandes e estreitos com uma única serie de dentes no superior, e com o perfil do inferior muito convexo.

Também possui espinhos guarnecendo a parte do dorso e da “barriga”, o que é fonte de muitos ferimentos em pescadores despreparados e inexperientes.

Além das escamas prateadas e dos espinhos, possui alguns nuances em seu dorso que variam do azul ao verde. E tem o ventre e flancos frequentemente dourado.

O guaivira é um ótimo peixe para pesca, respondendo bem tanto a isca artificial quanto a isca natural, presente de forma frequente na costa brasileira. Mas, é pouco valorizada na culinária, separamos um modo fácil de limpar, para que você aproveite ao máximo sua pescaria, veja:

  1. Com a guaivira inteira, dê um corte um pouco antes da cabeça e depois desenhe outro percorrendo todo seu dorso, partindo do corte antes da cabeça até a ponta do rabo;
  2. Afunde o corte até tirar o filé.
  3. Com o couro virado para baixo, dê um pequeno retalho entre couro e pele
  4. Segurando a pele, vá com a faca até a outra extremidade, sobrando somente o file, pronto para ser feito da forma que preferir.

Melhor Época para Pescar a Guaivira?

A guaivira esta presente por toda a costa brasileira, porém a relatos de que em abril, maio e junho os peixes se tornam mais difíceis de serem pegos no sudeste. Portanto, esses meses são os piores, e os meses de verão são os melhores.

Qual o melhor horário para Pescar a Guaivira?

Sendo um peixe que se movimenta bastante conforme as marés, e o amanhecer sendo considerado um horário de bastante movimentação, este é considerado o melhor horário.

Quais as melhores iscas naturais para pescar a Guaivira?

Por ser um peixe acostumado a ficar próximo a mangues e outras localidades de crustáceos e pequenos peixes, as iscas naturais costumam funcionar de forma eficiente para Guaivira, separamos algumas opções, veja:

  1. Tainha;
  2. Camarão;
  3. Lula;
  4. Sardinha.

Melhores Iscas para Pesca em Alto Mar

No video abaixo você confere as melhores iscas para pesca em Alto Mar e como isca-las no anzol.

Como Pescar a Guaivira com isca natural?

Há diversas formas, separamos duas que costumam dar muito resultado na pesca da guaivira:

Sardinha, você precisará de:

  • Uma garateia ou anzol comum;
  • Cabo de aço;
  • Uma sardinha;

Colocando a isca no anzol:

  1. Corte a sardinha ao meio;
  2. Introduza o cabo de aço no corte, de forma que entre no meio do corte e saia na entrada do rabo;
  3. Coloque a garateia na ponta do cabo de aço;
  4. Puxe a sardinha até que a garateia esteja escondida dentro da carne;
  5. Faça pequenas ranhuras na sardinha, para que atraia mais o peixe.

Outra forma é iscando o camarão

Você precisará:

  1. De preferencia Anzol K-Hook Owner;
  2. Camarão, quanto mais fresco melhor;

Colocando a isca no anzol:

  1. Introduza o anzol no meio do camarão
  2. Puxe ate a parte de cima do anzol e introduza mais um ou dois, de forma que fique um pequeno aglomerado de camarões.

Outra forma:

  1. Com anzol de sua preferencia;
  2. Introduza o anzol na cabeça do camarão até sair no rabo;

Qual a melhor profundidade para pescar a Guaivira?

Como a guaivira é um peixe que costuma estar em volta de ilhas e pedras, ao utilizar iscas naturais, utilize meia água, por volta de dois metros de profundidade, e trabalhe de forma parecida com a isca artificial, a guaivira se atrai pelo movimento.

Quando for utilizar a isca artificial, utilize meia água ou superfície. Essa é uma das preferencias de muitos pescadores, pois a guaivira ou salteira, ganhou esse segundo nome justamente pelos saltos que dá quando persegue e captura peixes menores, o que pode dar bastante emoção a pesca.

Qual o melhor equipamento de pesca para pescar a Guaivira?

Na pescaria de caiaque em águas menos turbulentas, é possível utilizar varas de 10 a 12 a libras, esse equipamento dará mais emoção a pesca e possibilitará melhor trabalho da isca artificial.

Molinetes no tamanho 1000 a 2000 são uma boa opção.

Utilize linha 0,20 mm girador e castor logo antes do anzol.

A depender da agressividade e da profundidade do mar, utilize ou não chumbada, caso opte por usar, utilize sempre de correr.

Importante ressaltar que é um peixe presente em toda a costa brasileira, portanto, talvez haja equipamentos mais particulares a sua região. Orientamos a conversar com pescadores mais experientes a fim de adquirir mais preparo.

Qual o melhor anzol para pescar Guaivira?

Anzois chinu ring ou Anzol K-Hook Owner de numero 10 são uma boa opção na captura da guaivira.

Quais as melhores iscas artificiais para pescar Guaivira ?

Por ser um peixe predador, a pescaria com iscas artificiais é muito famosa com a guaivira. Lance próximo a ilhas e regiões pedregosas.

Tenha preferencia em iscas com cores chamativas, como prateadas e rosa, separamos algumas opções que trarão sucesso a sua pesca, veja:

  1. Fatal 90 prata;
  2. Magic stick 70;
  3. Isca fusion shad 75;
  4. Isca Marine Sports Savage 120;
  5. Isca JOKER 113 NITRO FISHING;
  6. Isca Artificial Yara Shotgun 100 10cm-27g.

Como pescar Guaivira no costão?

Utilize molinetes e varas (boa opção de vara: SHORE JIG SLUGGER 80 SPXHSE LURE 40g- 120g LINE 30ib- 60ib) de longo alcance com linhas 0,24 mm que possibilite o lançamento.

Claramente a linha 0,24 mm precisa ser trabalhada em caso de peixes grandes, portanto, após a fisga, solte bastante linha, e só após demonstrações de sinais de cansaço, comece a trabalhar, de forma a não fazer um “cabo de guerra” com o peixe.

Ressalta-se que muitos pescadores colocam linhas grossas com medo de perder peixes maiores, mas, isso dificulta o lançamento e por conseguinte, prejudica a pesca.

Utilize também chumbada solta na linha, com peso por volta de 10 gramas.

Qual é o tamanho de uma Guaivira?

 Pode alcançar 60 cm de comprimento e peso em torno de 2 kg.

Considerações Finais

Uma ótima opção para os pescadores litorâneos, não necessita alto investimento em equipamentos e dá êxito mesmo a pescadores menos experientes. Utilize a dica de como limpar, para aproveitar ao máximo a captura desse peixe.

Esperamos ter ajudado a conhecer todos os detalhes necessários para sair em busca deste espécime tão formidável que é a guaivira.