A vara de pesca é um instrumento muito importante para a prática da pesca e se mal escolhida você pode perder o peixe que acabou de fisgar e não terminar de trazê-lo para o barco ou barranco.
Contudo, existem diferentes tipos e que são utilizadas para situações diferentes e em neste arquivo vamos falar de tudo o que você precisa para escolher a vara de pesca mais resistente.
- Qual a melhor marca de vara de pesca?
- O que torna uma vara de pesca resistente
- As principais partes de uma vara de pesca são:
- De que materiais são feitas as varas de pesca
- A melhor e mais resistente vara de pesca, seria de fibra ou carbono?
- Qual o melhor tipo de vara de pesca?
- Qual a vara de pesca mais leve?
- Qual o tamanho ideal de uma vara de pescar?
- Qual é a ação de uma vara de pesca?
- Considerações finais
Qual a melhor marca de vara de pesca?
Existem diversas marcas do mercado que possuem bons modelos de vara. Indicaremos os principais modelos de acordo com a sua utilidade e características e os links para que você possa conferir diretamente no Aliexpress:
·
O que torna uma vara de pesca resistente
Vários são os fatores que tornam uma vara de pesca mais ou menos resistentes. O primeiro fator é, claro, os materiais. Dessa maneira, materiais mais flexíveis e com propriedades mais favoráveis aos esforços resistem mais a varas que são rígidas ou feita de materiais não indicados para essa finalidade.
Esse ponto é muito importante destacar pois muita gente acredita que quanto mais pesada e rígida for o material, mais resistente será a vara.
Todavia, nem sempre isso é verdade, sendo necessário avaliar quais são as propriedades de cada material e colo ele se comporta ao receber esforços mecânicos (principalmente tração).
É necessário considerar também as dimensões da vara — pois elas interferem na resistência da vara de pescar — e os seus diversos componentes.
As principais partes de uma vara de pesca são:
· Blank: Esse é o corpo da vara, e um dos mais importantes para a resistência do equipamento, pois é responsável pela quantidade de esforço que a vara consegue suportar;
· Reel Seat: O fixador de molinete ou carretilha;
· Rear Grip : Corresponde ao cabo da vara, que pode ser feito de cortiça ou E.V.A;
· Tip Top: A ponteira da vara;
· Butt Cap: Tampa do cabo e acabamento da vara. Sua função para a vara de pesca está em evitar o choque da vara com o chão, evitando assim trincas e demais avarias. Além disso, evita o contato do instrumento com maresia, umidade, areia, lima, entre outros.
· Guides: passador ou guias;
· Hook Keep: Prendedor de azul ou das iscas artificiais.
Assim, se você busca acima de tudo, resistência, dê um foco maior ao componente Blank.
De que materiais são feitas as varas de pesca
As varas de pesca podem ser feitas de diversos materiais como carbono, composite, bambu ou fibra de vidro ou grafite.
As que são feitas com uso de carbono apresentam custo elevado, são leves, sensíveis, muito resistentes aos esforços de tração, mas com baixa resistência a impactos.
As varas de composite são varas mistas, que mesclam fibra de grafite e vidro. Assim, há a reunião das melhores qualidades desses dois materiais, o que resulta em um instrumento resistente a tração e impactos.
As varas de bambu são resistentes a tração e impactos, mas o seu uso é pouco recomendado para pescas competitivas ou em alto nível, pois seu uso está mais atrelado à pesca rudimentar ou lazer — pesca em açudes em hotéis fazenda, por exemplo.
Outras opções são as varas de fibra de vidro ou grafite. Ambas apresentam baixo custo, porém são pesadas. A fibra de vidro é mais resistente aos impactos, enquanto o grafite é mais resistente à tração.
A melhor e mais resistente vara de pesca, seria de fibra ou carbono?
As varas de carbono são leves e rígidas. Dessa forma, são mais frágeis e, por isso, exigem bastante cuidado durante a sua utilização, manutenção e transporte.
Por outro lado, as varas de fibra de vidro são bem mais baratas que as de carbono, mas apresentam maior peso e flexibilidade, o que garante resistência a pancadas e grande envergadura.
Além de varas de fibra ou carbono, existem aquelas que são mesclas, como a mix carbon. Estas varas apresentam entre 20% a 80% de carbono e o restante de fibra.
Qual o melhor tipo de vara de pesca?
As varas de pescar apresentam inúmeras classificações e tipos, sendo importante entender o seu tipo de pesca para escolha de uma vara.
Elas podem se diferenciar pelos materiais — já listados anteriormente — modalidade de pesca e variedade de caniços.
Para modalidades de pesca diferentes, existem varas de pesca mais indicadas. Entre os principais tipos, podemos destacar:
· Varas de pescar fixas ou lisas (sem passadores e encaixe); – Geralmente para pesca de espera para fisgar peixes como Tilápia e peixes pequenos como o Lambari que não exige muita tecnologia e estão próximos a margem do lago ou rio.
· Varas de pescar para molinetes: Neste caso você tem uma maior variedade de possibilidades pois o molinete lhe dará possibilidades, como pesca em pesqueiros, mar, praia e tudo o que você pode utilizar um uma vara destas que lhe exige um arremesso de maior precisão e força ne briga com o peixe.
· Varas para carretilhas e spincast: Estas pode ser na modalidade com pesca artificial, onde você precisara uma vara leve para arremessos e ficar um dia inteiro pescando.
Além dessa diferenciação, também há como separar as varas de pesca de acordo com os caniços disponíveis no mercado, que são utilizados para variadas modalidades de pesca. Entre os principais modelos, podemos abordar:
· Fly – Para pesca com equipamento leve (mosca);
· Pesca oceânica – Para integrar a equipamentos específicos;
· Baitcasting – Para lançamento de iscas em locais específicos;
· Surfcasting – Para varas longas usadas em pescarias de praia.
Por fim, as varas de pesca podem ser classificadas de acordo com os tipos de ação que elas proporcionam:
· Ação Lenta (Slow)– Curvatura progressiva em todo a vara;
· Ação Moderada (Moderate) – A curvatura estende-se em toda a metade superior;
· Ação Rápida (Fast) – Curva-se na terça parte superior da vara;
· Ação Extra Rápida (Extra Fast)– Curva-se somente na parte da ponta.
Qual a vara de pesca mais leve?
A vara de pescar mais leve é a de carbono. Contudo, além do material, é necessário avaliar o modelo da vara em si. Desse modo, se o que você busca é leveza, deve procurar uma vara de pesca de carbono, mas deve também avaliar o modelo da vara.
Além das varas de carbono, as varas de composite também são leves e além dos atributos do carbono, este tipo de vara engloba atributos das varas de fibra. Portanto, essa alternativa de vara de pesca deve ser considerada.
Qual o tamanho ideal de uma vara de pescar?
Não existe uma resposta correta para essa afirmação, pois o tamanho ideal da vara de pesca varia de acordo com a distância de arremesso que se deseja. Isso acontece pois o tamanho da vara influência diretamente nessa distância. Isto é, varas curtas, arremessos curtos; varas longas, arremessos longos.
As varas curtas, apesar de proporcionarem arremessos de menor distância, são mais precisos. Por outro lado, varas longas proporcionam arremessos de grande distância, mas a precisão é reduzida.
Qual é a ação de uma vara de pesca?
Para escolher uma boa vara de pesca, é importante estar ligado em diferentes fatores. Além dos que foram anteriormente indicados, é necessário saber o que é e a importância de se considerar a ação de uma vara de pesca.
Dessa forma, a ação de uma vara de pesca indica o ponto em que a vara começa a envergar quando está submetida a uma força. Podemos definir o equipamento, seguindo esses parâmetros, como ação rápida, moderada, lenta ou intermediária.
Cada uma destas varas de ação é indicada para contextos específicos de peixes. As varas de ação rápidas dobram no primeiro 1/3 da vara.
Essa vara é muito indicada para a pesca de Robalos, Trairá, Tambacu, Dourado e peixes de boca óssea.
A vara de ação média-lentas ou moderada dobram por volta da metade da vara e são indicadas para a pesca de Tucunarés, Basses e robalos, peixes que são fisgados com certa facilidade.
As varas de ação lenta apresentam uma dobra progressiva em todo o corpo da vara e são indicadas para a pesca de peixes com boca relativamente mole ou mesmo para isca leves.
Por fim, devemos abordar sobre como usar cada uma das varas de acordo com o tipo de ação. Varas de ação rápida proporcionam fisgada rápida e firme; varas de ação média arremessam melhor as iscas artificiais pequenas.
Já as varas de ação lenta arremessam melhor iscas vivas em distâncias reduzidas.
Assim, na hora da fisgada, a vara de ação rápida apresenta um resultado melhor que uma vara de ação lenta. Desse modo, se a sua prioridade for a fisgada rápida, a escolha deve ser por varas de ação rápida.
Falando em resistência, é importante escolher os modelos listados que são feitos a partir do material composite ou fibra de vidro.
Considerações finais
Sendo assim, a vara de pesca mais resistentes são aquelas que são feitas com uso da fibra de vidro e composite. Avalie também a questão do acabamento das varas, a fim de evitar que salitre, poeira, matéria orgânica, umidade e outros elementos entrem na estrutura da vara e a deteriorem por dentro.
.