Porquinho de Água Doce (Iscas e Dicas Infalíveis)

Um peixe com a fisionomia um tanto quanto curiosa, o porquinho de água doce, um peixe que apesar de pequeno, pode render uma boa pescaria. Sendo natural da bacia Amazônica, mas, encontrado em muitos estados, não é difícil que o pescador acabe encontrando esse exemplar em pescarias pelo Brasil.

Leia o artigo abaixo, saiba todos os detalhes, e esteja preparado para capturar esse espécime durante sua pescaria.

 Geophagus proximus - porquinho
Geophagus proximus

Sumário

Conheça o peixe Porquinho de Água-Doce

Mesmo com o nome popular porquinho de água doce sendo o mais conhecido, essa espécie carrega o nome de Geophagus proximus na comunidade científica, e popularmente também chama-se Acaratinga, papa terra e Acará roi roi.

O peixe porquinho teve esse nome sendo mais popular entre os que o conhecem devido o barulho que emite quando é retirado da água, este é similar a um porco roncando.

Vale ressaltar que não é uma espécie que cresce muito, os maiores exemplares chegam a medir somente 30 centímetros de comprimento, portanto, mesmo não sendo muito comum em aquários, esta poderá ser aproveitada desse modo.

Além do aquarismo, o porquinho de água doce rende deliciosos pratos e uma pescaria “barata”, já que não necessita de equipamentos sofisticados para captura.

Diferenças do Porquinho de Água doce e Água Salgada

Apesar de carregar o mesmo nome popular, e fazerem um barulho similar após serem retirados da água, há algumas diferenças bem notáveis entre os peixes porquinhos.

As principais diferenças são físicas, enquanto o peixe porquinho de água doce tem coloração mais viva e variada, o porquinho de água salgada tem a coloração predominantemente cinza. Além das cores, a espécie das águas salgadas apresenta tamanhos maiores.

Outra característica que vale a pena ser citada é o fato de o porquinho de água doce ser onívoro, sua alimentação inclui matéria vegetal e matéria orgânica, enquanto isso, a espécie de água salgada é carnívora e se alimenta camarão, caranguejos e outras presas menores.

Características do Porquinho de Água-Doce

 Geophagus proximus
Geophagus proximus

Dentre suas principais características corporais esta sua coloração, com uma pinta negra centralizada e listras azuis, rosas ou avermelhadas se estendendo por todo o corpo. É importante ressaltar que sua coloração pode ser um pouco diferente ao comparar o peixe entre uma região e outra.

Além da coloração, temos como caraterísticas fisionômicas as grandes nadadeiras, com dorsal formada por muitos espinhos, lembrando inclusive a nadadeira dorsal de uma Tilápia.

Nessa espécie também há uma característica diferente de muitas outras, que é o dimorfismos sexual, na época da reprodução os machos desenvolvem uma espécie de “calo” ou protuberância na testa.

Alimentação do Porquinho de Água-Doce

Como dito antes, é um peixe onívoro, ou seja, tem um cardápio bem amplo que varia entre matéria vegetal e animal. Em seu habitat natural podemos citar os seguintes alimentos como os mais comuns em sua dieta: matéria vegetal, invertebrados aquáticos, pequenos peixes e matéria orgânica. Já em cativeiro, come alimentos secos, vivos e congelados.

Comportamento do Porquinho de Água-Doce

É uma espécie pacifica, mas, territorialista com outros semelhantes. Normalmente tem comportamento gregário, ou seja, se mantem em cardumes.

Qual melhor época para pescar Porquinho de Água-Doce

A época dos rios mais baixos, próximo às vegetações costeiras que aparecem na margem são boas escolhas para encontrar o porquinho de água doce.

Qual melhor horário para pescar Porquinho de Água-Doce

A parte da manhã é o horário mais explorado para pesca do peixe do porquinho, mas, não é difícil encontra-lo durante todo o dia.

Melhores Iscas para Pescar o Porquinho de Água-Doce

Por ser um peixe onívoro, não necessita muito esforço do pescador que vai tentar captura-lo. Separamos algumas dicas de isca para tentar buscar o porquinho de água doce, veja:

  • Massinha;
  • Minhoca.
Minhoca

Como fazer massinha para pescar Porquinho?

Cada pescador acaba desenvolvendo “toques especiais” no momento que está fazendo sua massinha, até mesmo pelos hábitos alimentares que o peixe desenvolve em cada região, mas, trouxemos uma receita genérica e simples de como fazer uma massinha que vai atrair muitos peixes, veja:

Ingredientes:

  • 1 kg de ração de coelho;
  • 500 gramas de farinha de trigo;
  • 2 potes de 1 kg;
  • 1 vasilha maior (pelo menos 3kg)

Modo de preparo:

  1. Divida a ração entre os dois potes, 500 gramas para cada;
  2. Adicione água até cobrir a ração de coelho nos dois potes;
  3. Após a ração “puxar” a água é ficar mole, coloque a ração molhada no pote maior;
  4. No pote maior, adicione trigo e misture, o trigo deve ser adicionado até seja possível fazer “bolas” com massa;

Como montar vara para pescar Porquinho de Água-Doce

O peixe porquinho não exige equipamentos sofisticados para sua captura, portanto pode ser pego tanto usando varas telescópicas e de bambu, quanto utilizando molinete.

A montagem colocada na vara telescópica pode ser replicada na vara bambu, e a colocação de anzol e chumbada também pode ser usado com varas de molinete, veja:

  • Vara de 2,20 m;
  • Linha 0,25 lb;
  • 2 stops de chumbada;
  • Chumbo 3 ou 4 gramas;
  • Anzol binac n° 9.

Montagem:

  1. Coloque a linha do tamanho da vara nos casos da vara de bambu e telescópica;
  2. Coloque um stop de chumbada a 25 cm da ponta;
  3. Coloque a chumbo e mais um stop;
  4. Na ponta da linha, a 25 cm do chumbo, adicione o anzol.

Outra montagem muito utilizada em molinete é:

  1. Amarre o anzol de forma que sobre 25 cm de linha abaixo;
  2. Na ponta da linha coloque o chumbo.

Diferente da primeira montagem que fica com a chumbada antes do anzol, nessa o chumbo fica depois.

Qual molinete ideal para pescar Porquinho?

Na pescaria do peixe porquinho as varas de bambu e telescópicas são as mais utilizadas, mas caso opte por pescar com molinete, utilize equipamento leve, como um molinete pequeno (1000 ou 2000) e vara de ação leve com ponta flexível.

Qual tamanho de anzol para pescar o Porquinho de Água-doce?

Os anzóis maruseigo de N°12 ou um Binac N° 9 são ótimas escolhas para captura do porquinho de água doce.

Pode Pescar Porquinho na Piracema?

A piracema é um evento importante para os pescadores, pois reprodução de muitos peixes acontece nessa época. Portanto, há regras mais rígidas a serem respeitadas no momento da pesca.

Aos pescadores que não desejam descansar mesmo na época de pesca restrita, saibam que é sim possível pescar Porquinho na piracema. Porem é necessário respeitar as áreas restritas e utilizar apenas os seguintes instrumentos: utilizando equipamentos não perfurantes como caniço simples, linha de mão, molinete, carretilha ou vara de pescar.

Qual melhor chicote para pescar porquinho de Água-doce?

Não é um peixe de grande porte, portanto tem pouca força. Investir no chicote simples, com chumbada amarrada a 25 cm do anzol esta de bom tamanho.

Regiões e locais que se pode pescar o Porquinho de Água-Doce

Como dito antes, é um peixe natural da bacia Amazônica, mas foi inserido nos rios e represas do Brasil, algumas das regiões e rios em que o peixe porquinho é visto com mais frequência são no Rio Tietê na região de Sabino e Borborema em São Paulo.

Como fazer ceva para pescar porquinho de Água-doce

Por ter características físicas e alimentares similares a tilapia, a ceva de porquinho de água doce também pode servir perfeitamente para ceva da mesma. Veja a receita:

Ingredientes: 

  • 4 kg de ração de coelho ou cavalo;
  • 3 kg de terra vermelha;
  • Um pouco de brita ou cascalho (o peixei porquinho tem a característica de se alimentar revirando o fundo do rio a procura de alimentos, portanto a adição de cascalho vem com o intuito de fazer barulho e chamar a atenção do peixe);
  • Água.

Modo de preparo:

  1. Utilizando um balde, misture a terra, ração e a pedra;
  2. Adicione água até conseguir transformar a mistura em “bolas”;
  3. Transforme a mistura em “bolas” e jogue próximo ao local onde você irá pescar.

Pegamos a receita do canal Zava. Fishing.

Como pescar porquinho no Rio Tiete

O porquinho é um peixe que como dito antes vasculha o fundo do rio em busca de possíveis alimentos, então o modo ideal de pega-lo é: utilizando vara de bambu ou telescopica, faça barulho na água, levante a sujeira do chão e coloque sua isca próxima a essa “sujeira”, caso tenha ceva, jogue a ceva e mexa o fundo a fim de levantar os detritos.

Considerações finais

O peixe porquinho é uma espécie versátil, relativamente fácil de ser pego e de culinária muito prestigiada.

Além das características e da pesca permitida mesmo durante a piracema, o peixe porquinho rende uma pescaria prazerosa, portanto é um ótimo exemplo de espécie que merece ser “perseguida” pelos pescadores.