Pirarara, Quais Carretilhas e Varas Usar? (Pesqueiro e Rio)

Um dos peixes de água doce mais famosos do Brasil, com força imensa e uma coloração marcante, a pirarara é objeto de desejo para muitos pescadores.

Quando se pensa em pescar este peixe, temos várias dúvidas e a primeira sempre é de qual o correto equipamento utilizar.

Este Artigo irá lhe ajudar a escolher o melhor equipamento para pesca deste peixe gigante.

Carretilha para Pirarara
Credito: Paulo Ferreira BR, Dominio Publico, por Wikimedia Commons

Sumário

Conheça a Pirarara e sua Força

A pirarara é um peixe de couro cuja espécie esta distribuída nas bacias Amazônica e Araguaia-Tocantins.

Este peixe possui uma combinação de cores que chama muita atenção, pois, traz uma faixa branca que se estende da parte debaixo da cabeça ate a parte debaixo do rabo, e um tom de verde com pequenas pintas negras cobrindo a parte de cima. Como se não bastassem essas cores predominantes, os tons alaranjados na ponta do rabo e nadadeira superior dão mais prestígio ainda a pirarara.

Além da combinação de cores, a pirarara possui uma força imensa que desafia o pescador que se aventura a busca-la. O peixe pode chegar a 1,5 metros e 60 quilos, portanto, mesmo que não fizesse força contraria já causaria grande desarranjo no pescador que tentasse tira-la da água.

Combinado a sua força, vem seus hábitos que também não favorecem uma pescaria fácil, o peixe nada no fundo e tem hábitos noturnos.

Frente ao peso, força e hábitos, temos a alimentação da pirarara, está sim pode ajudar o pescador, pois o peixe é onívoro e com cardápio variando entre crustáceos, peixes e frutos, deixa a escolha das iscas em aberto para o pescador que deseja se aventurar na captura desta.

Juntando todas as características da pirarara, podemos chegar ao denominador comum de uma ótima pescaria, pois o peixe soma força bruta, hábitos difíceis e uma beleza digna de um troféu.

Como não perder um peixe Grande

Como dito no nosso artigo que ensina a pegar peixes grandes, seja qual for à espécie, os peixes grandes só ficaram assim, pois são os mais espertos e ariscos de sua região.  Estes, normalmente possuem grande capacidade e agilidade de fugir dos predadores naturais.

A preparação para não perder um peixe grande começa antes mesmo da chegada ao rio, ela se inicia na escolha do equipamento certo e do local certo. Os equipamentos certos estarão listados no decorrer do artigo, mas o local nos já podemos abordar agora, este, deve ser o mais limpo possível, pois os peixes grandes (principalmente os de couro) procuram locais para se esconderem após serem fisgados, caso o pescador esteja em local de difícil acesso, a retirada do gigante fica muito difícil, e acaba favorecendo muito o peixe.

O grande problema dos locais limpos e mais “fáceis” de retirar o peixe é que, normalmente o peixe não gosta deles, normalmente preferem locais com mais objetos e esconderijos, portanto, o local ideal para pegar e retirar um peixe grande é o meio termo entre os locais limpos e “sujos”, ou seja, sem grandes “obstáculos”, mas que contenha possíveis esconderijos para o peixe.

Outro ponto a se destacar no momento da retirada do peixe grande é o temperamento do pescador, este, precisa ser o mais racional possível, pois ao perder a calma o pescador acaba dando linha demais, e essa ação permite que o peixe vá para algum esconderijo, ou dando linha de menos, e o peixe acaba arrebentando a linha ou quebrando a vara.

Melhores Carretilhas para Pesca de Pirarara

As melhores carretilhas tanto para pesca de pirarara quanto para outros peixes de couro com grande porte precisam ser de perfil alto, pois estas, além de possuírem grande capacidade para linhas mais grossas, também são mais robustas, o que é necessário na hora de “lutar” com espécies tão fortes e pesadas.

Listamos alguns tipos de carretilhas que podem ser usadas na pesca da pirarara, ao pescar em rios equipamentos mais robustos serão necessários, já na pesca em pesqueiro, é possível usar equipamentos relativamente menos robustos, veja:

Carretilhas para Pesca de Pirarara em Rio

  1. CEDROS Okuma Cedros 20S;
  2. CLARION CLR-553L;
  3. CLARION CLR-553LS.

Carretilhas para Pesca de Pirarara em Pesqueiro

  1. CLARION CLR-303L;
  2. CLARION CLR-453L;
  3. CLASSIC PRO CLX 302LAX;
  4. CLASSIC PRO XP-452LA.

Melhores Varas para Pesca de Pirarara

Por ser um peixe muito robusto, as varas para pesca da pirarara precisam ser mais fortes. Opte por varas robustas principalmente quando a pesca for feita no rio.

Ressalta-se que a pirarara costuma procurar comida próximo a sujeiras e barrancos, não necessitando lançamentos longos.

Trouxemos algumas dicas de como escolher as melhores varas para pescar a pirarara, veja:

Varas para pesca de Pirarara em Pesca em Rio

Utilize varas de ação rápida de pelo menos 80 e no máximo 150 libras. Veja alguns exemplos:

  • VARA MS EVOLUTION GT2 6´6 40-80LB INTEIRIÇA PARA CARRETILHA;
  • VARA OKUMA REFLEXIONS 6´6” 1,98M 40-80LBS CARRETILHA;
  • VARA SAINT PLUS CROTALLUS 6´0 60-120LBS C/ ROLDANA
  • VARA FLEMING PIRARARA PRO 6´0” 40-85LB;
  • VARA MARINE SPORTS NEW GIANT CATFISH 100-200LB P/ CARRETILHA;
  • VARA SAINT KRATOS 6´3 150LB.

Varas para pesca de Pirarara em Pesca em Pesqueiro

Possível utilizar varas menos robustas, com pelo menos 50 e no máximo 80 libras. Veja alguns exemplos:

  • VARA OKUMA REFLEXIONS 6´0” 1,83M 30-60LBS CARRETILHA;
  • VARA OKUMA SST 8´6” 30-70LBS P/CARRETILHA;
  • VARA PARA CARRETILHA MARURI BLACK TAMBA – BT-C 802XH 2,40M 30-60LB;
  • VARA SAINT PLUS CLASSIC 2,70M 15-50LBS – P/ CARRETILHA;
  • VARA ALBATROZ NEW PAMPO 2702 – 2.70M  50 lbs P/ CARRETILHA.

Anzol para pesca da Pirarara

Alguns tipos de anzóis que podem ser usados na pesca da pirarara:

  • Anzol super cat fish de 12 ou 13/0;
  • Anzol krol koiso n°6;

Castoado para Pesca da Pirarara

  • Utilize cabo de aço de pelo menos 100 lb.

Chumbada para Pesca da Pirarara

  • Utilize chumbada pesada, pois a isca ir tem que ir até o fundo.

Linhas para Pesca da Pirarara

  • Monofilamento de pelo menos 60 lb em pesqueiro;
  • Monofilamento de pelo menos 80 lb em rios.

Iscas para Pesca da Pirarara

  • Cabeça de tilapia;
  • Tuvira;
  • Piramboia;
  • Guelra;
  • Tripa de tilapia;
  • Ovo cozido.

Uma dica importante para colocar a isca no anzol e tentar buscar a pirarara, é deixar o anzol a mostra, o mais fácil possível de fazer o movimento da fisgada. Por ser um peixe que engole por sucção a pirarara não vai ver o anzol para fora da isca, quando ela sentir, o anzol já vai estar perfurando a boca dela. Agora se o pescador esconde o anzol com a isca, pode ser que ela sinta o anzol antes do pescador e cuspa a isca de volta.

Review das Carretilhas para Pirarara

A seguir fizemos um review de algumas carretilhas que citamos acima, veja:

Carretilha Okuma Cedros 20S

A série Cedros oferece simplicidade através de uma única velocidade de recolhimento. Possui chassis, tampas laterais e manivela em aço inoxidável.  Seu carretel é de alumínio adonizado anti-corrosivo.  Possui capacidade para pelo menos 200 m de linha 0,80 lb, o ideal para buscar pirararas de diversos tamanhos.

Clarion CLR-553LS

Uma carretilha super reforçada, ideal para grande peixes, principalmente os de couro que normalmente exigem muita força do pescador. Possui fricção com múltiplos discos lubrificados e carretel extra fundo de alumínio anodizado. Também possui ajustes no sistema freio com ajuste ponto a ponto, ideal para peixes que costumam tomar muita linha.

CLASSIC PRO CLX

Desenvolvida para quem busca emoção na pesca de peixes grande e robustos. O carretel mais fundo comporta mais linha, o que é ideal para peixes como a pirarara que tomam muita linha durante a briga. Também tem manivela de alumínio e 2 rolamentos de aço inoxidável, ambos oferecem mais resistência ao equipamento.

CLASSIC PRO XP

Como uma boa carretilha de perfil alto, tem carretel profundo que comporta linha o bastante para briga com a pirarara. Além do carretel, também possui a manivela de alumínio combinada com uma manopla emborrachada, estas garantirão um grande poder de tração.

Considerações Finais

A pirarara é um peixe que demanda bastante esforço do pescador, essa espécie pede por um equipamento mais robusto e um esforço maior na hora de tirar o peixe da água. Mas, a pirarara não demanda um esforço considerável em vão, o peixe rende ótimas brigas e ótimas fotos.

Tentamos trazer o maior numero de informações para os pescadores que querem se aventurar na busca da pirarara, mas, é sempre valido conversar com os pescadores mais experientes, pois a espécie é encontrada em diversos tamanhos e com hábitos alimentares variando de região para região.