Como Pescar Traíra no Frio (Segredo Revelado)

Todo ano não tem como escapar, o inverno chega e quem pesca traíra sabe que o inverno é a pior época para você conseguir pegar elas.

Mas o que que acontece? Qual é o segredo da pescaria de traíra no inverno? Para isso eu vou explicar algumas coisas bem simples e bem práticas.

Pescar traíra no frio

Entendendo o Comportamento da Traíra no Inverno

Vamos primeiro entender a situação do peixe, o que que acontece? Por que não pega o peixe, não come mais? Ele parou de comer? Se o peixe parar de comer ele iria  morrer, ou então, a menos que ele congelasse, voltar sua vida depois descongelando que não é o caso.

 Mas para vocês entenderem um pouquinho como que funciona a água, até uma certa temperatura o peixe fica acomodado, ele fica tranquilo e a vontade, livre. Com chegada do inverno, as temperaturas da água das águas baixam muito. E essa queda da temperatura das águas fazem o metabolismo do peixe desacelerar.

Automaticamente ele gasta muito menos energia que o normal, então ele sente esta mudança e sente menos fome que o normal. Então neste estágio começa a hibernar. Ele começa a estacionar, não gastar energia e não comer.

Mas isso não quer dizer que ele não come, ele precisa comer.  Talvez se ele comesse várias vezes no dia no verão, ele no inverno coma uma vez apenas. O fato é, se ele não se movimenta, gasta menos energia, come menos.

Locais que a Traíra fica no Inverno

Durante o inverno a traíra vai procurar um lugar diferente, ela não vai ficar naquele lugar congelando. Existem 2 situações para este momento delicado do inverno.

 Se o peixe estiver no raseiro, ele vai ter mais ações caso esse raseiro bateu um sol o dia inteiro e essa água esquentou. Sabe aquele dia que, apesar de ser frio, ficou um canto da água que estava parado e o Sol bateu? Ele, esquentou água e ali começa a se alimentar um pouco.

 Outra situação que pode acontecer é o peixe procurar áreas mais fundas para amenizar um pouco a temperatura e ele vai um pouco mais para o fundo. Onde a água não é mais tão gelada assim.

Mito do “Dedometro” na Água

 Muita gente mete o dedometro na água para sentir a temperatura e verifica se esta quente ou fria.

Isto é um mito, pois a sua temperatura pode ser uma naquele momento e a percepção de temperatura da água pode ser muito diferente.

Com uma temperatura do nosso corpo, tem uma temperatura, acho que é alguma coisa entre 34, 36°, alguma coisa assim, então já é diferente da temperatura da água. Até para toda água em alguns lugares que são muito quentes chega a 30°, 30 e poucos

Não confiem, pois a temperatura do corpo muda a todo momento e a externa também, assim a referência é perdida.

Técnicas para Pescaria de Traíra no Inverno

Considerando que aprendemos que o metabolismo da traíra estará mais lento e ele irá procurar águas mais quentes, então as dicas são:

  • Dica 1: você precisa trabalhar a isca de forma extremamente lenta. Pois o peixe em si está mais lento e não irá nem perceber a isca caso ela passe em frente dele.
  • Dica 2: Utilizar iscas soft de fundo de maneira que possa alcançar onde o peixe está nas estruturas no fundo da lagoa.
  • Dica 3: Faça uma montagem com uma chumbada não muito pesada, pois a isca precisa cair naturalmente e ter um comportamento muito parecido com o real de um peixe machucado. Caso seja uma chumbada muito pesada irá atrapalhar o movimento e a velocidade da isca. Comece com chumbadas de 2g e 4g e comece a aumentar caso necessário.
  • Dica 4: Procure usar iscas menores no inverno, pois o peixe está mais preguiçoso para brigar comiscas grandes, ele quer ter menos trabalho, assim ele será mais seletivo na escolha do que irá atacar.
  • Dica 5: Tenha paciência, pois pescar no inverno requer técnica e sabedoria, não ache que irá ter a mesma produtividade de uma pescaria no verão.

Qual o melhor horário para pescar traíra no inverno?

O melhor horário para pescar a traíra em dias frios é durante a manhã e final da tarde quando está começando a escurecer, isto se deve ao fato de todos os peixes estarem começando a atividade neste horário da manhã pois passaram a noite inteira inativos e precisam se alimentar novamente. A maior atividade também é a tarde no final do dia pois precisam se alimentar para passar a noite inativos e com o estomago cheio.

Qual o melhor dia para pescar traíra?

O melhor dia para pescar traíra costuma ser quando não esteja ventando muito, com uma temperatura mais quente e geralmente nublado, isto se deve ao fato da traíra não gostar muito da luz do sol, ela evita a luminosidade.

Eu tive uma traíra em um aquário e percebia que ela se sentia mais a vontade quando apagávamos a luz ou não havia incidência direta sobre ela. Ajudou muito a perceber o comportamento e melhorar meu conhecimento de técnicas na pesca da traíra.

Qual a temperatura ideal para pescar traíra?

A traíra estará muito ativa em temperaturas mais quentes, porém percebe-se um aumento na atividade em temperaturas acima de 19 graus Centigrados e pode-se encontra-la em locais de maior vegetação ou em dias frios poderá estar buscando esta temperatura no fundo da lagoa.

Melhor Isca Soft para Pesca de Traíra

Eu sempre gostei de utilizar esta isca Soft para pesca de traíra, pois ela tem um baixo custo e é muito eficiente e não perde nada para muitas iscas eu existem no mercado brasileiro.

Isca Meredith:

Esta isca é sensacional pela eficiência e o preço, onde você pode comprar um pacote de 10 peças por um preço muito melhor que muita isca soft que existe no mercado.

Isca Meredith na Cor Fluorescente: Esta isca é sensacional durante a noite, basta você ligar a lâmpada do celular nesta isca e ela irá iluminar por alguns minutos. A Traíras conseguem visualizar durante a noite e atacam muito facilmente.

Qual o melhor modelo de anzol para pescar traíra? Anzol Off-Set com Colher

Este anzol possui uma pequena colher que deixa as traíras doidas, bem como esta pequena mola que facilita de iscar a Isca Meredith.

Montagem da Isca Meredith com Anzol Off-Set

Abaixo você confere como fica a montagem da isca Meredith com o Anzo-Off-Set, de maneira que a ponta do Anzol fica oculta na saliência tornando uma isca anti-enrosco e facilitando o arremesso em estruturas, pauleiras e no mato.

Considerações Finais:

Apesar de colocarmos aqui as dicas para pescaria de traíra, pense que pescar é aproveitar o momento, então procure ir pescar no inverno de maneira a aproveitar o dia, pois nada melhor que aproveitar o ambiente e a natureza, mesmo que as traíras sejam consequência.