Onde pescar Atum no Brasil? (Tudo Explicado)

O Atum é um peixe muito saboroso e que tem despertado a atenção de muitos pescadores. Não é uma tradição no Brasil, mas em alto mar é possível encontrar ótimos exemplares dessa espécie.

Assim como em outras espécies há técnicas para garantir que a sua pesca terá sucesso. Então, conheça as modalidades e aprenda como pescar corretamente para deliciar-se com um Atum.

Pesca de Atum no Brazil

Conheça o Atum

Atum são peixes grandes e encontrados facilmente nos oceanos. São muito saborosos para consumo e são tradicionais nos preparos da culinária oriental. No Brasil, é comumente vendido fresco ou industrializado em latas.

Há sete espécies diferentes:

  1. Atum-azul;
  2. Albacora;
  3. Atum-amarelo;
  4. Atum-de-olho-grande;
  5. Atum-negro;
  6. Atum-do-índico;
  7. Atum-do-Sul.

É um peixe comprido e roliço, que normalmente possui faixas mais escuras nas costas. Já o ventre é prateado, mas pode variar de acordo com a espécie. Seu tamanho médio é de 90 cm de comprimento, mas o azul pode ultrapassar os 4 metros e pesar mais de 800 quilos.

Tipos de Atum

Cada tipo de atum apresenta algumas particularidades. Então, veja quais são elas nas sete espécies citadas:

Atum-azul é um dos maiores representantes, podendo ultrapassar 600 quilos e alcançar 2 metros de comprimento. Eles mergulham a uma profundidade acima de 900 metros e nadam longas distâncias. Por fim, são muito migratórios.

Albacora, também conhecido por voador, pode chegar a 60 quilos e medir 1,40m de comprimento. A cor superior é um tom de azul-aço e a inferior é branca. Infelizmente está ameaçado pela pesca predatória.

Atum-amarelo é uma espécie de grande porte, que chega a 2,4 metros de comprimento e ultrapassa os 100 quilos. É mais comum ser encontrado em mares quentes e no Atlântico Ocidental.

Atum-de-olho-grande tem como habitat natural as águas tropicais e subtropicais. É um peixe que facilmente ultrapassa 200 quilos e pode viver por mais de 10 anos. A primeira barbatana dorsal e as aletas tem a tonalidade amarela.

O Atum-negro, assim como as outras espécies, é um peixe grande e que pode ultrapassar os 200 quilos. O nome se dá pela coloração mais escura que pode ser vista na parte superior do peixe.

Atum-do-índico recebe este nome por onde é encontrado com mais facilidade. Também é uma espécie que ultrapassa os 200 quilos e pode ter mais de 1,4m de comprimento. Não migra tanto quanto outros atuns.

Por fim, têm-se o Atum-do-Sul, encontrado especialmente nas águas oceânicas temperadas do hemisfério sul, o que explica seu nome. Ele pode chegar a 2m de comprimento e tem uma coloração azulada e escura no dorso.

Como pescar o Atum no Brasil em alto mar?

Para pescar o Atum no alto mar brasileiro é preciso se preparar com um equipamendo adequado, uma vará de 1,6m, linha de pelo menos 0,50 mm, iscas artificiais que podem ser Jigs de metal para alcançar as profundidades em que o peixe esta.

Em seguida, o pescador deve possuir uma embarcação que permita seu transporte em alto mar. Pois pode ser necessário viajar uns 200km para localiza-lo.

A seguir, você ainda entenderá que esse é um tipo de pesca regulamentada e costuma acontecer comercialmente. Portanto, se deseja aventurar-se é preciso estar atento a todos esses pontos.

Como se Pesca o Atum?

Não há uma resposta única para essa pergunta, pois as melhores técnicas para pescar o atum variam dependendo do local e das condições específicas. No entanto, algumas dicas sobre a pesca de atum incluem o uso de iscas vivas, como sardinhas ou anchovas, usando iscas que se assemelham a iscas e usando um carretel de pesca de alta qualidade com uma linha pesada.

As maiores dificuldades para realizar a pesca desse peixe é o fato dele ficar em profundidades muito grandes e também ser muito pesado. Portanto, precisa de equipamentos específicos, como verá abaixo.

Modalidades de pesca do Atum

Assim como acontece com outras espécies, há modalidades da pesca do Atum. Neste caso, o pescador não irá levar o peixe embora. Ou seja, é feita em um ambiente controlado ou com apoio de uma equipe especializada. Dessa forma, você pode pescar o Atum, mas depois deve devolvê-lo ao ambiente.

Pesca esportiva de Atum

Pesca comercial de Atum

Não é segredo que o Atum é um dos peixes mais consumidos, especialmente na culinária oriental. Mas, no Brasil também há sua pesca comercial. Então, são regulamentadas para que os peixes que foram pescados sejam posteriormente vendidos.

Isso pode ser feito in natura, como os peixes apresentados em peixarias, ou ainda, industrializados, como os tradicionais Atuns em lata.

Pesca submarina de Atum

Por fim, há a opção de pesca submarina. Ou seja, o pescador profissional, ou acompanhado de uma equipe, mergulha para que possa capturar a espécie. É mais comum em casos de pesca esportiva.

Obviamente não são usados varas e molinetes. Portanto, a rede torna-se uma alternativa, assim como os arbaletes, que são armas pontiagudas usadas para a pesca submarina.

Qual isca para pegar Atum?

O Atum é um peixe predador ativo, ou seja, tem preferência por peixes menores e moluscos. Então, se optar por iscas vivas, as lulas e espécies como o parati e o peixe-voador são as melhores opções.

Além disso, no mercado é possível encontrar iscas artificiais que se assemelham a essas espécies. Sendo assim, uma alternativa mais simples de ser usada e tem um nível semelhante de eficiência.

Qual equipamento para pescar Atum?

O primeiro item é a vara de pesca, que deve ser em torno de 1,6 metros e ter flexibilidade para não quebrar. Vale lembrar que alguns tipos de Atum ultrapassam os 200 quilos, portanto, deve ser um material resistente e de qualidade.

Em relação a linha, por se tratar de um peixe pesado, opte pelas de multifilamento, em média de 8 fios, porque são duas vezes mais resistentes. É claro que isso pode variar de acordo com a espécie desejada.

Depois deve escolher um bom molinete, que vai ajudá-lo a fazer arremessos mais longos e a ter controle da fisgada. Indica-se que ela tenha ao menos 700 m de linha, porque é uma espécie forte. Já o modelo, deve ser feito em alumínio ou carbono, giratório e que seja leve para o pescador, mas resistente.

Também é comum que os pescadores façam uso de uma rede para capturar o peixe quando estiver mais próximo do barco. Afinal, ele é muito pesado e isso evita que o perca durante o trajeto.

Por fim, há as iscas, que como citadas, podem ser artificiais ou naturais, mas sempre voltadas a peixes menores, que são presas fáceis do Atum.

Tem pesca de Atum no Brasil?

Sim, é possivel pescar o Atum no litoral brasileiro próximo a Ilha Bela e também nas Plataformas de Pré Sal da bacia de Santos – SP que ficam a 200KM do Litoral.

Para promover uma pesca mais sustentável do Atum, o projeto Open Tuna foi criado por empresas do setor por meio da Aliança do Brasil para o Atum Sustentável. Conta ainda com apoio da Oceana, Global Fishing Watch, Universidade Federal Rural de Pernambuco e os projetos Albatroz e Tamar.

Onde se pesca o Atum-azul no Brasil?

Não é uma espécie encontrada com tanta facilidade no Brasil. Além disso, são muito migratórios, o que dificulta a sua captura. No Brasil, em 2021, uma espécie de mais de 400 quilos foi pescada no Rio Grande do Norte. Esse foi um dos registros mais recentes da pesca desse tipo de Atum.

O Atum-Azul é comumente encontrado no oceano atlântico, mediterrâneo e no Mar Negro. Outra característica importante é que ele gosta de grandes profundidades, em geral, 900 metros abaixo do nível do mar.

Considerações Finais

Neste artigo você pode conferir como se dá a pesca do Atum no Brasil. Então, se deseja se aventurar nessa modalidade é preciso ficar atento especialmente com os equipamentos e com os hábitos dessa espécie.

O Atum é um peixe muito saboroso, mas também é difícil de pescar. Portanto, o primeiro passo é seguir as dicas dos equipamentos e conferir que terá os melhores. Em seguida, escolha a modalidade que deseja e opte pelo alto mar.

Vá com calma e já tenha certeza que esta será uma pesca difícil e que necessita de muito empenho. Mas, certamente ficará feliz com o resultado e também terá uma experiência inesquecível.

Caso seja a primeira vez, conte com o apoio de profissionais ou pessoas com experiência na área. Dessa forma, já saberá quais os melhores locais para ir e quais as técnicas aplicar.