Qual o Melhor Sonar para Pesca de Caiaque?

Agora que você andou remando em um caiaque e já esteve na água pescando algumas vezes, provavelmente está se perguntando se um sonar de pesca o ajudaria a facilitar a encontrar mais peixes.

A utilização de sonares em caiaques pode facilitar sua pescaria de várias maneiras, desde encontrar cardumes de peixes, conhecer a estrutura e profundidade do local, marcar pontos onde a pescaria foi produtiva para regressar no futuro.

Neste artigo vamos explorar os seguintes aspectos para considerar na compra de um Sonar:

  • Por que preciso de um Sonar no Caiaque.
  • Tipos de sonares.
  • Como e Onde instalar o Sonar no Caiaque.
  • Onde instalar a bateria no caiaque.
  • Qual o melhor Sonar para Pesca de Caiaque.
  • Qual o Sonar mais Barato para Caiaque.

Por que Preciso de um Sonar no Caiaque?

Como comentamos, você precisa de um sonar para pescar mais peixes, porém precisa conhecer onde eles estão, sendo necessário visualizar abaixo da linha da água onde somente com um sonar isto é possível.

Sendo um sonar necessário para visualizar:

  • Estruturas abaixo da água
  • Cardumes e peixes isolados
  • Profundidade da água
  • Temperatura da água
  • Localização do caiaque/barco

O que é um Sonar de Pesca?

O sonar de pesca nada mais é que um dispositivo que emite frequências sonoras na água a imperceptíveis para os peixes e retorna com uma imagem com o que foi refletido nas estruturas e objetos encontrados traduzindo para uma imagem na tela do dispositivo.

Onde surgiu o Sonar de Pesca?

Em 1948, um dispositivo para detectar peixes subaquáticos foi desenvolvido em Nagasaki, Japão. Os irmãos Furuno, Kiyotaka e Kiyokata, os proprietários de uma pequena empresa de eletricidade marítima em um pequeno porto do Japão, desenvolveram esta incrível nova tecnologia.

Foto:Furuno

Um dia, um pescador experiente falou com os irmãos “Eu sei onde estão os peixes. E posso adivinhar a quantidade também!” Essa conversa particular entre os irmãos Furuno e o pescador forneceu a Kiyotaka uma inspiração para desenvolver um localizador de peixes. “Bolhas de ar.” disse o pescador: “Quando as bolhas de ar sobem para a superfície do mar, isso significa que há um cardume de peixes lá embaixo”. – Esse era o segredo da pesca. Era um fato bem conhecido que uma onda sonora reflete quando atinge uma bolha, o que Kiyotaka instantaneamente pensou é que ela pode ser usada para detectar bolhas a fim de encontrar peixes. Esta conversa com o pescador experiente tornou-se um importante gatilho para o desenvolvimento de localizadores de peixes.

Como o Sonar de Pesca Funciona?

Um sonar de pesca consiste em duas partes principais – o elemento transdutor e o processador principal mais a tela. Este último é basicamente um pequeno computador que processa as informações recebidas do transdutor e as transforma em sinais digitais em uma tela.

O transdutor contém cristais piezoelétricos que são usados para enviar pulsos de sonar para a água vibrando em uma frequência específica. Quando esses pulsos encontram um objeto, eles são refletidos de volta para o transdutor, que recebe os sinais e os passa para a unidade principal para interpretação.

Com base na intensidade do sinal de retorno, bem como no tempo que leva para viajar pela água, o localizador de peixes pode calcular a forma e a localização dos objetos que refletem o pulso do sonar. Este processo é repetido várias dezenas de vezes por segundo, o que ajuda a melhorar a resolução e a gerar uma imagem do que está acontecendo no cone do sonar.

Os detalhes que podem ser interpretados dos sinais do sonar também dependem da potência e da frequência dos pulsos. Por causa disso, muitos sonares usam várias frequências diferentes ao mesmo tempo para coletar mais informações (chamado de sonar CHIRP)

Posso usar um Sonar de Pesca fora d’água?

Uma pergunta que recebo com frequência é: “você pode usar um localizador de peixes fora d’água?” Resumindo, a resposta é não – ele só funciona na água. No entanto, você pode se surpreender ao saber que pode usar um localizador de peixes para disparar o sonar através do gelo, uma vez que o gelo propaga prontamente os sinais do sonar.

Quais os Tipos de Sonares que Existem?

Existem vários modelos de sonares de pesca com várias funcionalidades diferentes, porém para resumir podemos considerar que em consideração de tecnologia, atualmente nos resume em 2 tipos de sonares, os 2D e 3D(LivesScope). Abaixo descrevemos melhor cada um deles.

Sonar de Pesca 2D

Permitem uma imagem no passado, quer dizer que é uma foto do que aconteceu quando você passou por aquele local.

Conforme o caiaque se movimenta ou os peixes passam abaixo do caiaque ele são desenhados na tela do sonar.

Veja abaixo uma pescaria em mar utilizando este tipo de sonar:

Sonar de Pesca 3D (LivesScope)

É como se fosse uma câmera que está filmando embaixo da água utilizando e visualizando o fundo com a mesma tecnologia de emissão de frequências sonoras, porém com muito mais realidade facilitando a captura dos peixes.

Veja abaixo uma pescaria de Robalo muito bem sucedida com a utilização deste tipo de sonar:

Onde instalar o Sonar no Caiaque?

Os melhores locais para se instalar o sonar em um caiaque são nos seguintes pontos descritos abaixo:

  1. Painel da Proa
  2. Suporte de Vara
  3. Pedal do Caiaque

Onde Instalar a Bateria para o Sonar de Pesca?

Você deve criar um compartimento para que a bateria não molhe, então colocá-la dentro de algum recipiente como uma Caixa de Sorvete ou uma Caixa de Ferramenta, fazendo um furo para passagem da viação. Para que a caixa não fique solta dentro do caiaque, você pode colocar com uma fita Velcro bem larga, assim será possível remover quando quiser e a cola desta fita é muito resistente não descolando em caso de molhar.

Qual o melhor Sonar para Caiaque?

O Melhor e mais popular sonar para se instalar em um caiaque é o Sonar Garmin Striker 4, que possui já um GPS.

Veja abaixo as especificações do produto e um vídeo da utilização deste Sonar na prática.

Garmin Striker 4 – 3,5 polegadas com tecnologia CHIRP e GPS

  • Fishfinder a cores de 3,5 polegadas, fácil de utilizar, com GPS de alta sensibilidade integrado
  • Marque os locais onde encontrou os peixes e retorne nas estruturas.
  • O Teclado é de fácil utilização.
  • Inclui transdutor de sonda CHIRP (77/200 kHz); potência de transmissão (200 W RMS)/(1600 W pico a pico)

Com o fishfinder STRIKER 4 encontrar peixe será mais fácil do que nunca. Assinale e regresse aos seus locais favoritos, rampas para embarcações ou cais, e partilhe os seus pontos de passagem e rotas favoritos com outras combinações echoMAP™ ou STRIKER. Os gráficos Smooth Scaling™ fornecem uma imagem contínua ao alternar entre os vários intervalos de profundidade. A possibilidade de rebobinar o historial da sonda permite-lhe visualizar imagens captadas anteriormente e assinalar pontos de passagem de que se tenha esquecido. Além disso, o dispositivo possui um localizador incorporado e apresenta dados de velocidade. Inclui suporte giratório/basculante, transdutor com CHIRP (77/200 kHz) e material de montagem e cabo para os suportes do painel de popa e do motor de arrasto.

O que é a tecnologia CHIRP ?

O fishfinder STRIKER 4 inclui um transdutor Garmin com CHIRP (77/200 kHz), com um nível de nitidez e de pormenor, de peixes e estruturas, visivelmente superior ao dos transdutores tradicionais de 77/200 kHz.

Em vez de emitir uma frequência única, a tecnologia CHIRP emite um feixe contínuo, que abrange desde as baixas às altas frequências, e interpreta-as individualmente. A gama mais alargada de informações devolvidas pelas frequências permite que a tecnologia de sonda CHIRP crie arcos mais nítidos de peixes, com uma maior separação entre os alvos.

Poderá atualizar para a tecnologia Garmin CHIRP de alto desempenho, com imagens de sonda mais nítidas, uma maior separação entre alvos e uma resolução mais elevada, tanto a baixa como a alta profundidade. Para facilitar a pesca, os contornos do fundo tornam-se mais nítidos, inclusive a maiores velocidades, e o ruído do sinal pode ser eliminado a maiores profundidades, permitindo uma melhor interpretação do que se encontra sob a embarcação.

Qual o Sonar mais Barato para Caiaque?

O Sonar mais barato para se colocar em um caiaque é o Fish Finder que custa em torno de R$200 a R$300 nas principais lojas online. Porém ele é um equipamento básico que mede a profundidade e a definição da imagem não é uma das melhores, mas sim é possivel utiliza-lo para pescarias. Abaixo um video da utilização deste Sonar em um caiaque.

LojaLink
AliExpress>>>>Link<<<<
Amazon>>>>Link<<<<

Veja abaixo uma review deste sonar.

Fontes:

https://www.garmin.com/

http://www.milpesca.com/2015/05/instalando-sonar-em-caiaques.html

https://www.furuno.com/special/en/fishfinder/index.html