Iscas e Dicas para Pescar Tucunaré! (Tudo Explicado)

Uma das referências quando se pensa em pesca esportiva, o tucunaré, um peixe que persegue a isca sob água de modo voraz, dando uma emoção imensa na hora da fisgada. É natural das bacias amazônica, e Araguaia – Tocantins, mas inserido de modo artificial nas represas do sudeste.

Leia o artigo abaixo e saiba de tudo que é necessário para capturar esse troféu.

Sumário

Conheça o Tucunaré

Possuidor do nome científico de Cichla spp, ele pertence à família Cichlidae, e esta, conta com diversas espécies.

É considerado um peixe grande, podendo chegar a mais de um metro, e pesar mais de dez quilos. Tem corpo alongado e coberto de escamas, estas, tem diversas cores, a depender da espécie. Além da cor mais proeminente ditada pela família a que pertence, também possui algumas manchas pretas distribuídas pelo corpo e mais uma mancha em formato arredondado no pendulo caudal.

É um peixe sem hábitos migratórios longos para reprodução, ou seja, se movimentam pouco para ter sua prole. No momento da reprodução, formam casais, procuram um ambiente de água mais calma e fazem um ninho.

O que o tucunaré come?

É um peixe carnívoro, se alimenta de quase qualquer tipo de animal que caiba em sua boca, e que consiga pegar. Na maior parte do tempo come outros peixes, insetos e pequenos anfíbios.

São extremamente rápidos. Além disso, é um dos ocupantes do topo da cadeia alimentar dos peixes de água doce, portanto ao perceberem o movimento na superfície perseguem e atacam ferozmente, o que justifica a paixão que os pescadores amantes de iscas artificiais têm por esse espécime.

Tipos de Tucunaré

Segundo os ictiologistas Sven Kullander e Efrem J. G. Ferreira, há quinze espécies da família Cichlidae, veja os nomes populares que as mais das mais encontradas no Brasil carregam:

  1. Tucunaré-amarelo, encontrado no Amazonas, em minas Gerais, São Paulo, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins;
  2. Tucunaretinga ou tucunaré-borboleta-florida, encontrado no Amazonas, em Minas Gerais e São Paulo;
  3. Tucunaré-borboleta, encontrado no Amazonas;
  4. Tucunaré-tauá, encontrado no Amazonas;
  5. Tucunaré-azul, encontrado em Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins;
  6. Tucunaré-pinipa, encontrado no Amazonas, na Bahia e em Rondônia.

Comportamento do Tucunaré

É um carnívoro de apetite voraz tendo como predominante, o hábito diurno. Tem inclusive comportamento canibal quando estão pequenos.

E como dito antes, não tem hábitos migratórios, sendo portanto, um dos peixes não protegidos pela proibição da pesca na época da piracema.

Quais as melhores iscas artificiais para pescar tucunaré ?

Melhores Iscas Para Tucunaré
Melhores Iscas Para Tucunaré

Como dito antes, a pescaria com isca artificial é muito bem aproveitada com esse peixe, já que, se trata de um espécime totalmente territorialista, que persegue e briga bastante antes de se entregar. Veja seis iscas consideradas as melhores por muitos pescadores:

  1. ISCA NITRO JOKER 113, tem ação de superfície (zara);
  2. ISCA FIRESTICK 90, tem ação de superfície (Stick);
  3. ISCA NELSON NAKAMURA CURISCO 90, tem ação de Subsuperfície (twitch/slow sinker);
  4. ISCA MARINE SPORTS BRAVA 90, tem ação de Subsuperfície (floating)
  5. ISCA RAPALA XRAP 10, tem ação de Meia Água (suspend)
  6. ISCA LORI LORIMAIS 110, tem ação de (Deep Runner/Sinking)

Melhor Época para Pescar o Tucunaré

O mês preferido por muitos pescadores é Outubro.

Diferente da pesca de muitas espécies de água doce, a grande maioria dos pescadores relata ser “mais fácil” de pegar o tucunaré no inicio da época do frio e final do outono, quando o nível das represas e rios esta mais baixo e água esta mais limpa.

Quando chega ao verão e as chuvas iniciam, a água fica mais turva, o que dificulta a pesca de muitos carnívoros com iscas artificiais.

 Além disso, o tucunaré é um peixe que costuma ficar entre troncos ou vegetações em geral, então, durante a época da seca há menos “esconderijos” propícios, facilitando encontrar grandes exemplares.

Outro fator importante durante a época das chuvas, é há maior abundancia de alimentos a esses predadores, fazendo com que haja menos procura das iscas.

Qual o melhor horário para Pescar o Tucunaré

Assim como muitas espécies carnívoras, o tucunaré fica mais ativo no início da manha e no fim do dia. Portanto, os horários de sol nascente e poente em cada região são os mais propícios a pesca do tucunaré.

Qual a melhor isca viva para pescar o Tucunaré?

O Lambari, também conhecido como piaba, é o preferido da maior parte dos pescadores na hora de tentar capturar o tucunaré.

Na ausência do lambari, o camarão ou outros peixes pequenos podem ser utilizados.

Como Pescar o tucunaré com iscas vivas?

O tucunaré tem o habito de ficar parado ou se movimentar pouco antes de avistar a presa, e somente após identificar o alvo, ele nada em alta velocidade para tentar capturá-lo. Então, mesmo que use somente uma vara de bambu, caso conheça a geografia do local a pescaria poderá ser proveitosa.

Como explicado acima, a pesca com isca viva pode ser feita tanto com molinete e carretilha, quanto por uma vara de bambu, o que realmente definirá o sucesso da pescaria nessa modalidade é o conhecimento da geografia do local.

Caso opte pela vara de bambu, opte por uma vara de 5 ou 6 metros, isque o peixe sem chumbo e coloque no local que pareça mais favorável ao peixe.

Mas, se por outro lado, optar por uma vara de molinete ou carretilha, utilize uma linha multifilamento e um chicote de mais ou menos 0,60 mm, isque sua isca viva e lance o mais próximo possível a arbustos e vegetações.

Ao fazer o lançamento, a isca pode ser deixada sem movimento forçado, o que é diferente da dinâmica usada na isca artificial.

Nos casos em que a pesca é feita em locais com muitos “garranchos”, a isca viva pode se movimentar e se emaranhar nos arbustos, então utilize uma bóia e deixe a isca na meia água.

Como iscar o lambari para pescar o tucunaré?

Iscar Lambari no Anzol

O lambari pode ser iscado pelo dorso ou pela cabeça, de forma que passe o anzol nas narinas do peixe.

O mais importante é iscar o peixe de modo que este fique o mais “livre e saudável” possível, pois a intenção é que este se movimente e chame a atenção do tucunaré, que normalmente estará parado esperando que sua isca o chame para a ação.

Ressalta-se que apesar de o lambari ser a isca viva mais usada na pesca do tucunaré, muitos peixes menores podem ser usados. Opte por um por um peixe de até 60 gramas e capturará bons exemplares.

Qual a melhor profundidade para pescar o Tucunaré?

A maioria dos pescadores prefere pescar na superfície, com isca artificial. Visto que o tucunaré é um peixe que persegue com afinco sua presa, ao puxar a isca artificial é possível ver a boca do peixe se aproximando e abrindo a boca para abocanhar a isca, essa ação da muita adrenalina e emoção a pesca.

Qual o melhor anzol para pescar Tucunaré com isca viva?

O anzol circular é um mais dos indicados na pesca com isca viva, pois este, mesmo fisgando bem o peixe, consegue dificultar que toda a isca seja engolida e, por conseguinte, prejudique a retirada depois de capturado.

Ressalta-se também a importância de usar anti-enrosco no anzol. Como o pescador terá que “buscar” o tucunaré em locais com mais arbusto e sujeiras, o anti-enrosco facilitará o trabalho.

Além do anti-enrosco, usar linha líder de fluorcarbono pode facilitar a retirada do peixe durante a batalha pelos emaranhados de arbustos.

Onde Pescar tucunaré em São Paulo

Nos anos 80 o tucunaré foi inserido no sudeste, sendo possível encontrar diversas localidades dentro dos estados Minas Gerais e São Paulo.

Para quem mora no interior de São Paulo, Cidades como Americana, Presidente Epitácio, Panorama, Mairiporã, Pereira Barreto e Ilha Solteira são bem famosas no mundo da pesca.

Já para quem mora na capital ou na região metropolitana do estado, a espécie pode ser encontrada na represa de Igaratá.

Também existe a opção de visitar um pesqueiro na cidade de Guararapes.

Considerações Finais

O tucunaré é um peixe merecedor da fama que possui no mundo da pesca. Além de render uma briga excitante durante a pesca, rende ótimas receitas.

Claro que um peixe tão famoso não é fácil de ser pego, portanto, ler o artigo foi importante para se preparar da melhor forma, estude o local e as espécies que costumam habitar a região.

Fonte das melhores iscas de Tucunaré: Empório da Pesca.