Iscas e Dicas para Pescar Peixe-Galo (Explicação Completa)

O peixe-galo é famoso nas costas brasileiras e se destaca dos demais por ser um animal muito bonito. Ele é muito utilizado em aquários, dos mais diversos tipos, embelezando o ambiente de forma excepcional. No entanto, sua carne não é tão valorizada, mesmo estando presente em diversos pratos típicos das regiões onde é encontrado.

É interessante observar que o peixe-galo é muito procurado por praticantes da pesca esportiva. Isso se deve ao fato de o animal ter uma atitude enérgica. É difícil pescá-lo, ele tenta de todo modo se livrar da isca. Dessa maneira, para esportistas em geral, pescar este tipo de peixe requer bastante cuidado e dedicação.

Com a isca certa e as dicas apresentadas neste artigo, você poderá se superar e ter em suas mãos este peixe de difícil acesso. Que tal mostrar aos seus amigos essa conquista importante? Pescar um peixe-galo não é fácil, mas com as estratégias corretas e com muito afinco, você será capaz de se apossar deste animal destemido. 

Isca peixe Galo
Peixe Galo

Sumário

Conheça Peixe-Galo

O peixe-galo também é conhecido como Atlantic Moon Fish e Lockdown. Seu nome científico é Selene setapinnis e Selene vomer. É um animal da família Carangidae e é encontrado no Brasil, nas regiões norte, nordeste, sudeste e sul.

É um peixe de escamas, e possui como característica, o fato de seu corpo ser alto e comprimido, ter nadadeiras em sua pelve de menor tamanho. Sua cor é prateada, com seu lombo esverdeado, um pouco azulado. Alguns peixes-galo costumam ter 50 cm de comprimento e um peso de 2 quilogramas.

O animal costuma ser encontrado nos mares a uma profundidade de até 50 metros. Normalmente eles estão dispostos em cardumes, grupos de menor tamanho, ou até mesmo como casais, principalmente em baías e estuários.

Existem três tipos diferentes de peixe-galo, o galo de penacho, que possui barbatanas com a aparência de uma foice, peixe-lua do Atlântico, que tem uma mancha na base das barbatanas peitorais, e o galo-olhudo, que possuem longos espinhos nas barbatanas.

Do que o Peixe-Galo se alimenta?

O peixe-galo costuma se alimentar de outros peixes, moluscos e crustáceos. No caso de o animal estar em um aquário, ele acaba por ser alimentado através de bloodworm congelado, ou vivo, crustáceos, comida seca e piperador.

Ele é considerado um peixe comilão, pode ser alimentado a qualquer hora. Desse modo, o criador deve observar a sua alimentação, não excedendo na sua ração, para que ele não ganhe muito peso.

O peixe-galo deve comer em sua maioria animais vivos, portanto, a ração e vermes congelados devem servir apenas como uma adição à sua dieta. Se você for criar estes peixes em um aquário, observe as necessidades do animal.

Comportamento do Peixe-Galo

O peixe-galo é conhecido como um animal que possui um comportamento agressivo, é bastante ágil e rápido, dificultando a sua pesca. Possui um grande apetite, podendo inclusive, recorrer ao canibalismo.

Onde vive o Peixe-Galo?

Isca Peixe Galo
Peixe-Galo

No Brasil, o peixe vive em regiões como norte, nordeste, sudeste e sul do país. Normalmente ele se situa na costa, na zona de arrebentação das ondas, em fundos de areia e perto de pedras lodosas.

Pode-se encontrar o peixe-galo em diferentes localidades, no Atlântico ocidental, desde o Canadá até o Uruguai. É comum encontrar o animal no golfo do México, nas Grandes Antilhas e nas regiões das Bermudas.  

Características do Peixe-Galo

O peixe-galo possui características marcantes como seu grande tamanho, o que o torna atrativo para a pesca, o corpo bastante longo, comprimido em sua frente. Sua cabeça também é extensa, o dorso do animal é forte e oblíquo.

Ele possui uma linha que atravessa seus dois olhos na vertical, pequenos dentes projetados à frente, brânquias abaixo da mandíbula. O animal tem uma cor cinza azulado e manchas em seu dorso.

O peixe-galo possui duas tiras que começam na barbatana dorsal e vão até a barbatana anal, e mais duas que começam na coluna vertebral e se estendem até o final de sua calda. Possui um comprimento de até 50 cm e peso de dois quilos.     

Melhor Época para Pescar Peixe-Galo?

A melhor época para pescar o peixe-galo é no inverno e no início da primavera. Em locais como praias e estuários, é possível observar uma grande quantidade de cardumes jovens, principalmente entre os meses de junho a setembro.

Qual o melhor horário para Pescar Peixe-Galo?

O período da manhã é um bom horário para a pesca, por conta da movimentação das marés e dos peixes. Os animais costumam estar mais ativos no período que antecede o nascer do sol, sendo um ótimo momento para a pesca.

Quais as melhores iscas naturais para pescar Peixe-Galo?

O peixe-galo tem uma grande preferência por iscas naturais. Desse modo, é mais fácil pescá-lo utilizando-as junto a equipamentos leves. O pescador não terá problemas em pegar o animal utilizando o produto certo. Podemos destacar:

  1. Minhoca de praia.
  2. Tatuíra.
  3. Pedaços de camarão
  4. Sardinha

Se achar necessário, pode-se também escolher iscas artificiais que podem dar conta do recado. Dessa maneira, escolha jigs branco e amarelo. Você poderá pescar o peixe-galo facilmente com estes materiais.

Como pescar o Peixe-Galo com iscas naturais?

Peixe Galo
Pesca do Peixe-Galo

Você pode optar por utilizar um camarão vivo. Utilize equipamentos leves para ter uma melhor eficiência. São peixes agressivos, que fazem bastante força e correm muito, para se livrarem da isca. Portanto, fique atento para não perder o peixe.

Qual a melhor profundidade para pescar Peixe-Galo?

O peixe-galo é encontrado em profundidades que variam de 1 a 50 metros. É comum vê-lo na costa, mas também é encontrado na pesca de praia. Ele fica na zona de arrebentação das ondas do mar. 

Qual o melhor equipamento de pesca para pescar Peixe-Galo?

Um bom equipamento para pescar o peixe-galo deve ser leve, de fácil manuseio e resistente. É indicado que se use linhas de 0.20 a 0.35 e anzóis de Nº 08 a 04. Pode-se utilizar plugs de meia água, jigs e peninhas, para colocar a isca no fundo ou na meia água..   

Qual o melhor anzol para pescar Peixe-Galo?

Um bom anzol para pescar peixe-galo deve ser de número 8 a 4. São ferramentas de menor tamanho, indicadas para a pesca de praia e lugares onde há uma menor profundidade. Um bom equipamento deve ser resistente e apresentar uma alta durabilidade, auxiliando no trabalho do pescador.

Quais as melhores iscas artificiais para pescar Peixe-Galo ?

Também é possível utilizar iscas de plástico como camarões artificiais, em conjunto com glubs e shads. Elas devem ser acopladas a jig-heads de 7 a 15 gramas. Glubs de silicone também são bastante práticos. Portanto, são várias as opções ao seu alcance. 

As iscas artificiais podem ser uma boa alternativa às naturais. No entanto, elas não possuem cheiro e o pescador necessita realizar uma série de movimentos a fim de chamar a atenção do peixe.

As iscas mais utilizadas são as jigs branca e amarela. Para tal, é preciso esperar que a isca vá até o fundo do mar. Depois, é só o pescador a trazer de volta, realizando pequenos pulos para atrair os peixes.

Como pescar Peixe-Galo no costão?

Os peixes-galo podem ser encontrados em toda a costa brasileira nos períodos mais quentes do ano. Elas devem ter uma média profundidade, com fundos de areia ou rocha.

Para pescar o peixe é indicado que se utilize equipamentos mais leves, de fácil manuseio. Utilize linhas de 0.20 a 0.35 e iscas naturais ou artificiais. O peixe após a pesca pode ser pego com a mão, normalmente. 

Qual é o tamanho de um Peixe-Galo?

O peixe galo é um animal de um bom tamanho. Eles podem ter até 50 centímetros de comprimento total e pesar cerca de dois quilogramas. Para a pesca esportiva, este peixe pode ser um troféu e tanto.

Considerações Finais

O peixe-galo é muito famoso em terras brasileiras. É possível pescá-lo tanto para a pesca esportiva, quanto para os mais diversos tipos de pratos regionais. No entanto, ele não é muito comercializado. O animal possui algumas belas características, se saindo bem em aquários de todo o país.

Como é um peixe costeiro, ele deve ser pescado utilizando materiais leves, de acordo com as necessidades. O peixe-galo é bastante agressivo e rápido, por essa razão, sua pesca é como se fosse um prêmio, uma grande realização.

Para os amantes dos esportes aquáticos, conseguir um peixe-galo com um maior peso, pode dá-lo um recorde mundial, que é de 2.15 quilos. Portanto, aventure-se nas costas brasileiras, em busca de seu tesouro!