Iscas e Dicas para Pescar Peixe-Espada (Tudo Explicado)

O peixe espada é um dos favoritos entre os pescadores e é muito procurado tanto pelos pescadores mais experientes como por amadores.

Por ter comportamento agressivo, essa espécie proporciona uma pescaria prazerosa e excitante, contudo, aos menos avisados ou inexperientes é necessário ter conhecimento sobre esse peixe e a melhor forma de pescá-lo.

Por isso, se você deseja realizar a pesca do peixe espada, fique atento as dicas e macetes apresentados nesse guia de pesca.

A partir deste conteúdo você encontrará as informações fundamentais sobre essa espécie, os equipamentos, as iscas e horários ideais para ter uma ótima pescaria e uma experiência incrível com o máximo de segurança.

Peixe-Espada
Peixe-Espada

Sumário

Conheça o peixe-Espada  

Antes de qualquer coisa é necessário conhecer melhor esse peixe. Popularmente conhecido como peixe Espada, é cientificamente conhecido como Trichiurus lepturus, uma espécie típica de águas costeiras, à beira-mar (350 metros de profundidade, da superfície ao fundo), e também de águas abertas à baías, estuários  e mangues.

O peixe-espada tem esse nome popular graças as suas características físicas, seu formato alongado e fino, sua cor prateada forte e reluzente que na luz lembra o fio de uma espada. Além disso, possuem uma boca, grande e pontuda, dentes caninos com algumas presas grandes na região frontal.

Outra característica que chama bastante atenção são seus olhos grandes e a longa nadadeira dorsal. O peixe-espada não tem nadadeiras pélvicas e caudais, são de pequeno porte, porem, alguns exemplares adultos já alcançaram até quatro quilos.

Qual a melhor isca para pescar o Peixe espada?

Sem uma isca apropriada, é praticamente impossível pescar o peixe-espada, pois sua dieta é formada por peixes menores, crustáceos e outros animais. Por isso, a sardinha é a isca mais usada, pois pode ser presa ao anzol inteira ou pela metade, de acordo com a preferência de cada pescador.

Existem muitos tipos de iscas disponíveis no mercado atualmente, porém, dois tipos se destacam, são as iscas naturais e as iscas artificiais. Além da sardinha existem outras espécies que fazem parte da alimentação do peixe-espada, como o bonito, bifes de tainha, e postas de sardinha, etc.

Na falta desse tipo de iscas, caranguejos e camarões podem ser usados facilmente.

Já para quem prefere iscas artificiais, é possível encontrá-las em lojas especificas e na internet, contudo, a isca artificial deverá o mais real possível e semelhante a uma sardinha, seguindo fielmente as suas cores fortes e características.

Outra curiosidade sobre essa espécie é o fato de serem atraídos por brilho, e isso deve ser considerado quando for utilizar iscas para fisgá-lo, por essa razão, a utilização de equipamentos que reluzem é bastante indicada na pesca, principalmente à noite.

Qual isca ideal para pescar peixe espada à noite?

Como já mencionamos, a espécie do peixe-espada é atraída por objetos reluzentes e luminosos. Sendo assim, uma estratégia muito aplicada por pescadores peritos em capturar essa espécie é o uso de uma bóia luminosa.

É possível encontrá-las já prontas para uso, ou se preferir você pode ou colocar um item chamado lightstick conectado a uma bóia comum.

Como pescar peixe espada no costão?

O melhor método para conseguir fisgar peixe-espada no costão começa pelo cuidado em observar a maré, pois é na maré cheira que aumentam as chances de encontra-os e conseguir capturar os maiores peixe-espada.

Além disso, é fundamental ter um equipamento seguro que lhe permita fixar as varas no chão ou entre as pedras da encostas, de maneira a deixá-las prontas para a ação. Feito isso, observe com cuidado qualquer movimento que pareça vir de uma fisgada.

Varie nas iscas, sempre leve mais de um tipo, pois a dieta do peixe-espada é vasta e quanto mais iscas, maior chance de atraí-los. Dessa forma, dê preferência aos filés ou pastas de sardinha e outros peixes, bem como os camarões que o peixe-espada adora.

Chicote para Peixe-espada

Além das varas e iscas, outros recursos serão mais do que bem-vindos, é importante usar um material de qualidade e técnicas que vão aprimorar sua pescaria. Portanto, os pescadores especialistas indicam o uso do chicote, que é basicamente uma forma diferente de montar o anzol juntamente a bóia luminosa.

Para montar em casa o seu próprio chicote para pesca do peixe-espada, certifique-se de adquirir os seguintes materiais:

  • Bóia luminosa;
  • Grampos;
  • Linha;
  • Molinete;
  • Parada de aço (ou empate de aço);
  • Garatéia de pesca (um conjunto de três anzóis acoplados).

Com todos esses materiais em mãos, monte o chicote caseiro, usando 30 cm de cabo de aço de 50 ou 60 libras, três anzóis Maruseigo 22, Girador 3/0 e uma luva. Para a montagem, pendure os anzóis ao cabo de aço com nós reforçados e para terminar, prenda o girador na ponta com a luva.

Qual o melhor horário para pescar peixe espada?

Seus hábitos de caça são noturnos, costumam se mover em cardumes e durante a tarde sobem a superfície, fazendo com que essa seja o melhor horário para pescar o peixe-espada. Portanto, se você tem dúvidas quanto ao melhor horário, opte pelo horário entre o nascer e o pôr do sol.

O peixe-espada faz parte do grupo de espécies que vivem nas águas salgadas do oceano atlântico e por isso é possível encontrá-lo em toda costa brasileira, em profundidades que vão de cem a quatrocentos metros do fundo do mar.

Qual a melhor lua para pesca de espada?

O período de lua cheia, quando ela emite grande quantidade de luz sobre a terra é o melhor momento para pesca do peixe-espada. Visto que a luminosidade atrai esses peixes, é mais comum encontrá-los mais próximos a superfície durante esse período onde ficam mais ativos e costumam caçar com mais freqüência.

Qual a melhor época para pescar peixe espada?

É comum encontrar o peixe-espada em qualquer período do ano. Entretanto, ele aparece mais entre os meses de dezembro e abril quando as águas do litoral brasileiro estão quentes. Nesse período é possível capturar os maiores exemplares.

Qual Equipamento para pesca de Espada?

Para pesca de peixe-espada são necessários além dos conhecimentos já mencionados, objetos de suporte que irão proporcionar uma experiência prazerosa e, sobretudo segura.  São eles:

Vara- A melhor escolha de vara para pesca do peixe-espada é a versão feita de fibra de carbono, procure um tamanho que permita arremessar a isca um pouco longe. Para isso, são recomendados os modelos médios que garantem tanto o alcance como a resistência na hora fisgar e segurar o peixe.

Molinete- o molinete é fundamental nesse conjunto e geralmente é indicado o uso de uma Carretilha ou molinete para 100 metros de linha com 0,40mm de diâmetro.

Linha- de 10 a 20 libras: é indicado usar um cabo de aço que ao contrário do fio de náilon, não pode ser rompida facilmente pelos dentes do peixe.

Anzol- Maruseigo de 4/0 a 6/0 ou Garatéia de 1/0 a 2/0: no caso do peixe espada, sua boca grande exige anzóis maiores do que os comuns.

Como pescar Peixe espada com Bóia Luminosa?

Como já mencionado acima, o peixe-espada é atraído pela luz e objetos luminoso. Considerando isso, o uso de lanternas é comum entre os pescadores experientes.

Contudo, a bóia luminosa é a predileta na pesca do peixe-espada, pois ela é ideal para ser acoplada junto ao anzol e dessa forma, a isca fica mais visível para o peixe graças à luz emitida pela bóia.

Cuidados em uma pescaria de peixe espada

Dentes Peixe-Espada
Dentes Peixe-Espada

Para que não tem experiência em pesca de peixe-espada, é de impressionar a voracidade com que esse peixe devora sua isca, por esse motivo é necessário tomar muito cuidado, principalmente com os dedos.

É recomendado o uso de alicate boca apropriado e luva de pesca específica para proteger dos espinhos das barbatanas. Além disso, esteja afastado o máximo que puder para não ser atacado ao retirar o anzol da boca dele.

Segure bem firme abaixo da cabeça uns 10 centímetros para que o peixe não escape das mãos ou ataque coma calda.

Onde pescar Peixe Espada

São facilmente encontrados nas praias, baías, canais, e ilhas. Os melhores locais para pescá-lo são em rios, nos quebra-mares e praias, e sem esquecer que é um peixe que gosta de águas quentes, pode ser encontrado em toda costa brasileira.

Como fechar um pacote de pesca de Peixe espada?

Para fechar um pacote de pesca do peixe-espada antes é necessário considerar as seguintes informações:

  • Quantidade de pessoas no grupo
  • Em qual cidade, rio ou pesqueiro deseja pescar
  • Qual a época pretendida (mês, ano)
  • Quantidade de dias de pesca
  • Preferência por estadias em ou pousada e hotéis
  • Locomoção (terrestre ou de avião)
  • Nunca se esqueça de fornecer contatos de telefone ou e-mail

Considerações Finais

Apesar de possuir a carne boa para consumo e ser facilmente encontrado nas costas brasileiras, o peixe-espada (Trichiurus lepturus) não tem um valor comercial muito alto. Contudo, chama atenção por sua beleza e conquistou o gosto dos pescadores esportivos graças a sua força e agressividade, elementos que promovem uma pescaria no mínimo emocionante.