Iscas e Dicas para Pescar Matrinxã (Segredos Revelados)

Dono de um comportamento agressivo e uma fisgada marcante, conheça o Matrinxã, um peixe onívoro com um comportamento tão arisco que o torna difícil de ser pego.

Leia o artigo para conhecer todos os hábitos e “macetes” antes de se aventurar a tentar capturar esse troféu dos rios de água doce.

Isca Matrinxa
Matrinxã no pesqueiro – Instancia Pesqueira Campos

Sumário

Conheça o Matrinxã

Um peixe comprido de formato fusiforme, com coloração prateada e natural das bacias da Amazônia e Araguaia – Tocantins, esse é o Matrinxã.

O Matrinxã é dono de uma carne avermelhada, que mesmo possuindo uma numerosa quantidade de espinhos, é muito apreciada na região norte e centro-oeste do Brasil.

Além da boa carne, essa espécie possui alta adaptabilidade a lagoas e pesqueiros, pois, suporta águas correntes, frias, alcalinas, neutras e até ácidas. Essa resistência natural do peixe propicia um comercio lucrativo, e dá valor a espécie.

Mesmo tento uma alta adaptabilidade durante a criação, os piscicultores encontram dificuldade na reprodução ou busca dos alevinos, pois é uma espécie que faz migrações rio acima para se reproduzir, necessitando hormônios e alta tecnologia para reprodução em cativeiro.

Nome Científico do Matrinxã

Juntamente com a pirapitinga e piraputanga, o matrinxã é um peixe pertencente ao gênero Brycon, a espécie em questão, responde ao nome cientifico de Brycon cephalus.

Assim como as demais pertencentes ao gênero Brycon, o matrinxã habita rios de águas claras e limpas, preferindo ficar entre galhos de arvores submersos, para facilitar suas caçadas.

Importante dizer que o matrinxã é um peixe que faz migração para desova, então, no período de reprodução (piracema) a espécie se desloca rio acima em grandes cardumes buscando o melhor lugar para desova.

Do que o Matrinxã se Alimenta?

É um peixe onívoro, ou seja, se alimenta de diversos tipos de alimentos, tais como: folhas, frutas, sementes, insetos e pequenos peixes.

Ressalta-se, que justamente por agregar um cardápio variado ao comportamento agressivo de caça, o matrinxã propicia uma pescaria muito boa. Este peixe, da liberdade ao pescador na escolha de iscas e proporciona uma boa briga quando fisgado.

Comportamento do Matrinxã

Como dito antes, o comportamento desse peixe é bem agressivo. Inclusive chega a “prejudicar” a própria espécie, pois, nas primeiras horas de vida (entre 36 e 72 horas) os alevinos praticam o canibalismo. Portanto, quando a reprodução é feita em cativeiro, se este comportamento não for inibido, poderá reduzir significativamente o cardume.

Outro fator que “ajuda” no seu comportamento agressivo são os dentes, estes, são fortes e dispostos em várias fileiras. Por uma dentição tão fatal, muitos pescadores mal preparados têm a linha cortada logo após a fisga.

Importante pensar que se por um lado o comportamento agressivo prejudica a espécie e pescadores mal preparados, por outro, dará ao pescador preparado uma adrenalina indescritível na hora da captura.

Isca Matrinxa
Matrinxã no Pesqueiro – Instãncia Pesqueira Campos

Melhor Época para Pescar o Matrinxã

Assim como muitas outras espécies, a matrinxã tende a ir a locais mais fundos na época do frio, portanto, é a estação menos propicia a captura. O verão por outro lado traz o peixe para águas mais rasas, então é a estação mais propicia.

Vale ressaltar que esse é um peixe que desova na piracema, então, tem sua pesca suspensa ou restrita em diversos locais durante este período, fique atento.

Qual a Melhor Lua para pescar Matrinxã?

Mesmo com a discordância de muitos pescadores, a maioria define que a melhor lua para a captura desse espécime é a lua cheia, pois, com maior claridade há, por conseguinte, maior caça e mais facilidade de fisga com acessórios.

Qual o melhor horário para Pescar o Matrinxã?

O Matrinxã é um peixe muito arisco, que reage a qualquer movimento, seja na pescaria de barranco ou de barco, portanto a pescaria em horário de muita claridade, como o meio do dia, prejudica o pescador.

O horário que mais propicia a captura é logo ao amanhecer ou no começo do sol poente até por volta das 22 horas.

Quais as melhores iscas para pescar o Matrinxã?

Por ser um peixe onívoro, o matrinxã abre um leque de possibilidades ao pescador. Separamos alguns exemplos do que podem ser usados:

  1. Salsicha;
  2. Coração de boi em tiras;
  3. Tripas de galinha;
  4. Lambari (a depender do tamanho e do local, utilize pedaços ou inteiro);
  5. Fruto;
  6. Insetos;
  7. Isca artificial;
  8. Massas.

Como pescar Matrinxã com Salsicha?

Normalmente a pesca com salsicha pode ser feita de duas formas:

  • Pedaço de salsicha, corte a salsicha em cubos, coloque um cubo após o outro no anzol, de forma que ao adicionar 3 ou 4, o anzol fique escondido dentro dos cubos.

Ela pode ser usada tanto flutuante, sem chumbo, quanto com chumbo, buscando-as no fundo.

  • Massa de salsicha, podendo inclusive ser usada na captura de outras espécies, como tambacu, bagre e etc,veja o modo de preparo:

Ingredientes:

  1. 2 xícaras de salsicha ralada;
  2. Um copo de 200 ml de farinha de rosca;
  3. Farinha de mandioca;
  4. 200 ml de água de salsicha;
  5. Uma vasilha

Modo de preparo:

  • 1°- Coloque a salsicha ralada e a farinha de rosca na vasilha
  • 2°- Adicione pouca farinha de mandioca (aproximadamente 75 ml), metade da água da salsicha e misture
  • 3°- O objetivo é ter uma massa concisa, mas, não dura, adicione farinha de mandioca e a água de salsicha até que a massa esteja nessa textura.
  • 4°- Enrole em “bolinhos” do tamanho do anzol e isque.

Como Pescar o Matrinxã com iscas vivas?

Diferente de outras espécies caçadoras, o matrinxã tem a boca pequena, portanto, escolha peixes menores para colocar no anzol, isque de forma que o peixe fique preso, mas, consiga se mexer, isso chamará a atenção.

Qual a melhor profundidade para pescar o Matrinxã?

O matrinxã é um peixe bem versátil, gosta de ficar próximo a arbustos no fundo do rio, mas, também ataca peixes notados na superfície da água.

Com a versatilidade que esse peixe disponibiliza, fica para o pescador a escolha de “buscá-lo” no fundo, na pescaria com chumbada, ou tentar pega-lo na superfície, usando salsicha, insetos ou isca artificial.

Ressalta-se que é um peixe territorialista, portanto, ao identificar a localização da espécie, opte por jogar a isca sempre próxima a este local.

Qual melhor equipamento para pescar Matrinxã?

Por ser um peixe que rende boas “brigas” durante a fisga, o uso de varas com molinete é bem vindo, porém é possível pega-los com vara de bambu.

Se optar por vara de bambu utilize uma de 5 ou 6 metros, caso opte por vara com molinete ou carretilha, utilize uma com capacidade para 100m de linhas 0,5mm de diâmetro .

Também utilize um cabo de aço de 20 lb  entre o anzol e a linha, a fim de evitar o corte da mesma, após a fisgada. Inclusive sobre esta, é aconselhado o uso do diâmetro entre 0,30 e 0,60 mm, de acordo com os peixes que costumam ser pegos no local.

Qual o melhor anzol para pescar Matrinxã?

O anzol Tinu é o mais indicado para pesca de Matrinxã, pois sua ponta da mais precisão a fisgada.

Aconselha-se o uso de anzóis médios para esse tipo de peixe, sendo importante avaliar o tamanho dos espécimes que costumam ser pegos no local.

Quais as melhores iscas artificiais para pescar Matrinxã ?

Importante dizer que, esse peixe costuma dar saltos incríveis ao pegar a isca artificial, portanto, muitos pescadores preferem este tipo de isca.

 E como dito antes, o Matrinxã é um peixe agressivo com o paladar muito amplo, então, ao escolher iscas artificiais, é possível optar entre a escolha de imitações de pequenos peixes e insetos ou de frutas e até ração. Separamos alguns exemplos, veja:

  1. Ipo colher;
  2. Twitch bait;
  3. Spiners;
  4. Isca Ocambé Papa Black;
  5. Isca sapo Frog;

Vale ressaltar que o local da pesca deve ser avaliado antes de implementar a isca artificial, pois esta, deve ser puxada com velocidade média e demanda um espaço considerável para arremesso. Além do espaço, quando utilizadas em locais de água turva, as iscas artificiais tendem a ser menos eficazes.

Qual o tamanho um Matrinxã pode chegar?

O matrinxã é um peixe capaz de atingir 80 centímetros de comprimentos e cinco quilos de peso.

Considerações Finais

Pescar o matrinxã, sem sombra de dúvidas, será uma experiência incrível ao pescador, porém como visto no artigo é necessário se preparar. Se possível, converse com os pescadores da região, veja quais alimentos o peixe costuma comer e em quais tamanhos costumam ser pegos, isso o ajudará muito.

Após fisgado, o matrinxã dará uma emoção inigualável a pesca, e após capturado, renderá um ótimo tira gosto. Os espinhos que a espécie possui podem ser diminuídos ao ticar o peixe (aos pescadores de primeira viagem, ticar, é efetuar cortes por todo do animal, a fim de cortar os espinhos mais finos).

Fonte: Canal Pesca Diversão & Cia do YouTube.