Iscas e Dicas para Pescar Jacundá | Saiba Tudo

Um peixe um tanto quanto curioso, possuidor de uma coloração que chama a atenção, e que mesmo com o tamanho pouco expressivo em relação a outros de mesma categoria, proporciona uma emoção incrível durante a pesca, conheça o Jacundá.

Leia o artigo e estará preparado para sair em busca dessa espécie que encanta tantos pescadores.

Jacundá
Pescaria de Jacundá no Amazonas

Sumário

Conheça o Jacundá

Um peixe carnívoro com comportamento agressivo e territorialista, isso explica a pesca excitante que proporciona.

Possui o corpo alongado e coberto de escamas, além disso, tem uma boca relativamente grande, com a mandíbula um pouco maior que o maxilar superior.

Sua espécie esta presente na maior parte da America do sul, e justamente por estar tão amplamente distribuído, e que pode ser encontrado com diversos comportamentos e diversas cores. Mas, majoritariamente é pardo acinzentado, com faixas escuras verticais nos flancos e longitudinais mais escuras que partem do olho até a nadadeira e parte da calda.

 Além das características já citadas, é um peixe cuidadoso com a prole. O casal de jacundás bota os ovos e cuidam de seus filhotes até que sejam capazes de nadar e buscar comida sozinhos.

Nome Científico do Jacundá

 Também conhecido pelos nomes de guenza, joaninha, peixe-sabão, boca-de-velha e badejo de água doce, o jacundá tem 113 espécies, é da família Cichlidae (Ciclídeos) e responde pelo nome científico de Crenicichla lenticulata.

Tem expectativa de vida de mais de 8 anos e é encontrado em todo território brasileiro.

Do que o Jacundá se Alimenta?

É um peixe carnívoro, enquanto é larva se alimenta de plâncton, e após se tornar alevino ou adulto, passa a se alimentar de pequenos peixes, camarões, pequenos invertebrados, insetos, minhocas e vermes encontrados no fundo dos rios ou próximo ao fundo do corpo d’água.

Comportamento do Jacundá

É muito agressivo e territorialista, inclusive come outros da mesma da espécie, se houver oportunidade.

Normalmente frequenta a parte média e inferior de águas paradas. Sendo um peixe sedentário, prefere ficar parado próximo a ambientes com grandes quantidades de plantas, arbustos e tocas de pedras. Lugares típicos para se esconder de possíveis predadores e aguardar por uma possível presa que invada seu território.

Esse comportamento sedentário, agressivo e territorialista resulta em uma boa pesca, visto que, ao achar o lugar que o peixe se encontra, é só lançar a isca a uma distância próxima ao espécime, que ao perceber o “intruso” em seu território, este o perseguirá com afinco até a captura.

Vale lembrar que esse é um peixe cuidadoso com a prole, e quando esta cuidando de sua ninhada se torna mais agressivo ainda em relação a outros peixes ou invasores.

Melhor Época para Pescar o Jacundá

Apesar de não haver um consenso entre os pescadores sobre a melhor época para capturar este peixe, muitos pescadores relatam mais sucesso na pesca durante as épocas mais secas.

Como dito antes, este é um peixe territorialista que gosta de ficar entre os arbusto e troncos que ficam no fundo de águas mais calmas. Portanto, em época em que há muitas chuvas, as águas acabam por cobrir uma área muito grande, o que dificulta o rastreio dos peixes.

Além da dificuldade de encontrar o peixe, com as chuvas há mais alimento disponível, por conseguinte, menos procura da isca.

Um outro fator importante sobre a pesca em épocas de cheia é água barrenta que prejudica a pesca com isca artificial.

Qual o melhor horário para Pescar o Jacundá?

Assim como a maioria dos peixes carnívoros, é um peixe bem ativo no começo e fim do dia, o que tornam esses, os melhores horários para tentar capturá-los. Mas, não é impossível pegar bons exemplares durante todo dia, como são bem agressivos e territorialista, muitas vezes mesmo com a fome saciada, atacam a isca artificial que “invade” seu território ou que se aproxima de sua prole.

Quais as melhores iscas para pescar o Jacundá?

O jacundá é um peixe pequeno se comparado a outras espécies carnívoras, mas, tem a boca relativamente grande, e pode abocanhar com facilidade alguns tipos de iscas. Enumeramos algumas que lhe farão obter êxito na captura desse animal, veja:

  1. Minhoca;
  2. Pequenos peixes;
  3. Camarões;
  4. Iscas artificiais;
  5. File de frango;
  6. Vermes.

Em relação à isca de número 2, pequenos peixes, se possível opte pelo lambari. Este é um dos alimentos preferidos pela maioria dos peixes carnívoros, e não seria diferente com o jacundá.

Como Pescar o Jacundá com iscas vivas?

Como dito antes, o jacundá é um peixe pequeno se comparado a outros peixes carnívoros, mas, que possui a boca grande em relação ao seu tamanho, então, quando for pescar com camarão ou minhoca, opte por cobrir todo o anzol com a isca, pois isso atrairá mais o peixe que costuma colocar toda a isca na boca de uma só vez.

Caso opte pela pesca com lambari ou outros peixes pequenos, estude o local e veja quais tamanhos os jacundás daquela região costumam ter, isso facilitará saber qual tamanho correto para isca viva.

 Após escolhido o tamanho da isca, passe o anzol pelas narinas ou pelo dorso do animal, assim, o mesmo ficará vivo mais tempo e conseguirá se movimentar com mais facilidade, o que chamará a atenção do jacundá.

Qual a melhor profundidade para pescar o Jacundá?

Por ser um peixe sedentário, o jacundá procura águas calmas, que possuam elementos que o protegerão contra predadores, e que ao mesmo tempo, o camuflem das presas que ele perseguirá logo após serem notadas.

Muitos pescadores relatam que o lugar em que mais exemplares são capturados são em águas rasas de até um metro e meio, que contenham troncos, pedras e vegetação aquática.

Ressalta-se que por ser um peixe territorialista, os exemplares ficam mais tempo em determinada área, então ao achar a região em que estes peixes se encontram, continue jogando a isca lá.

Qual melhor equipamento para pescar Jacundá?

Para uma boa briga com essa espécie, o ideal é que se use equipamento de ação leve ou média (a depender dos tamanhos que costumam ser pegos na região). O jacundá é um peixe agressivo, mas pequeno, então usar equipamentos pesados, tornará a briga um tanto injusta, tirando um pouco da “magia” de pegar esse espécime.

A linha pode ser mono ou multifilamento, com tamanho de 10 a 14 libras e anzol encastoado na ponta.

Utilize molinete relativamente pequeno, que permita fazer bons lançamentos e tenha capacidade mínima de pelo menos 100 metros.

Qual o melhor anzol para pescar Jacundá?

Como é um peixe pequeno, mas com boca grande, utilize anzóis entre 1 e 4/0.

Ressalta-se que muitos pescadores relatam ter mais êxito na pesca com o anzol 2/0.

Quais as melhores iscas artificiais para pescar Jacundá ?

Apesar de estar livre para usar a imaginação na pesca, separamos algumas iscas artificias que podem te dar mais chances de capturar esse peixe.

  1. Spinners de Fundo (até 7 gramas);
  2. Plug de Fundo;
  3. Crankbaits (entre 3 e 5 centímetros);
  4. Crawfish rebel (2,8 gramas);
  5. Bumble bug rebel (3 gramas);
  6. Isca hammer 40 cmc

Por ser um peixe agressivo, o jacundá abre precedente para imaginação quando a pesca for feita através da isca artificial. Há relatos de pescadores que capturaram bons exemplares colocando um pedaço de sacola amarrada ao anzol, ou até folhas de arvores em formato arredondado.

O pescador, coloca essas iscas que imitam a isca artificial e trabalha ela de forma parecida com a mesma, então o jacundá ataca ferozmente.

Ressalta-se que a alimentação carnívora e agressiva do jacundá o fará ter mais êxito ao escolher iscas chamativas que também imitem alimentos disponíveis no ambiente em que o animal está.

Qual o tamanho um Jacundá pode chegar?

Os exemplares de jacundá pegos com mais frequência tem entre 15 e 20 cm, mas, algumas espécies podem chegar até 40 centímetros e um 1 quilo e meio de peso.

Considerações Finais

O jacundá é uma espécie de peixe que realmente vale a pena ser buscado. A pesca desse exemplar não obriga que o pescador seja muito experiente e nem que tenha equipamentos sofisticados. E ao mesmo tempo em que não cobra muito do pescador, também o presenteia com uma boa briga durante a captura.

Ressalta-se que mesmo não tendo sua carne tão valorizada para a culinária, muitas pessoas relatam que o jacundá tem uma carne branca, firme, saborosa e sem muitos espinhos. Então, vale a pena experimentar algumas receitas que essa espécie pode proporcionar.

No mais, siga as dicas do artigo e aproveite ao máximo a pescaria dessa espécie tão estimulante.