Iscas e Dicas para Pescar Cachara! (Tudo Explicado)

Está se preparando para pescar Cachara? Então, veja quais os equipamentos e iscas ideais para esse momento. Além disso, entenda mais sobre essa espécie e seu comportamento para evitar qualquer erro.

Com as iscas certas e escolhendo o local ideal, você conseguirá ter uma pesca muito produtiva e encontrar as melhores Cacharas. Portanto, prepare-se para essa aventura e siga nossas dicas.

cachara
Pesca de Cachara

Conheça a Cachara

A Cachara é um peixe de água doce, também conhecido como Surubim Cachara, Barrada Surubim e Surubim Atigrado. É muito comum nas bacias amazônicas, do Paraná e Orinoco. Ele fica especialmente próximo a aguapés, se refugiando dos predadores.

É um peixe piscívoro, ou seja, se alimenta de outras espécies, em especial as que possuem escamas. Também consome camarões de água doce, muito encontrados em seus habitats. Já para a reprodução, migra rio acima, a partir do período de enchente.

Este é um peixe de couro, com o corpo alongado e roliço, já a cabeça é grande e achatada. Além disso, a cor predominante é a cinza, que começa mais escura no dorso e vai clareando até o ventre.

A Cachara ainda possui algumas manchas, que variam de acordo com as espécies. Ele é de grande porte, portanto, pode alcançar 1,2 metros e pesar até 20 quilos.

Diferenças entre a Cachara e o Surubim

Apesar da Cachara também ser conhecida como Surubim, elas são espécies diferentes. O segundo é um peixe nobre, sem escamas, e pode ser pintado. Aliás, a principal diferença entre esses animais são as listras, que nesse caso parecem vírgulas.

De modo geral, a Cachara e o Surubim são muito semelhantes, desde o porte até os locais em que se encontram. Então, são as listras que diferem essas espécies.

Diferenças entre Cachara e Capariri

Outro peixe que normalmente confundem com a Cachara é o Capariri, mas ele é maior, podendo pesar até 35 quilos. Além disso, possui as manchas pretas e irregulares, o que também o diferencia da outra espécie. Há mais um fator de diferenciação, que é a cabeça. Afinal, o Capariri tem ela mais estreita e possui um desenho parecido com de uma cruz na fronte. Sendo assim, você pode notar as diferenças entre elas.

Diferenças entre a Cachara e Pintado

Por fim, outra espécie que também é confundida com a Cachara é o Pintado. Mas, as manchas novamente podem servir para diferenciá-los. Afinal, essa espécie possui pintas arredondadas e não listras. O Pintado é um peixe que pode atingir até 1 metro e pesar entre 60 e 80 quilos. Ou seja, também é mais pesado que a Cachara, que normalmente está entre os 20 quilos.

Comportamento da Cachara

A Cachara é um peixe muito dócil e de fácil adaptação, por isso, é comum que seja criada em cativeiros e pesqueiros. Aliás, a sua alimentação é simples e ela consegue dar bem nas variações de temperatura.

Vale lembrar que é um peixe piscívoro, então, precisa de espécies menores para se alimentar, em especial os que possuem escamas. Além disso, ele conta com ferrões nas nadadeiras peitorais e dorsais, que podem machucar quem manuseia o animal.

Tem um hábito noturno, então, é no período com baixa iluminação que ele costuma se movimentar para se alimentar. Do mais, é comum que se esconda de seus caçadores.

A Cachara pode ser criada em cativeiro?

Essa espécie é muito dócil e normalmente é criada em cativeiro para fins comerciais. Aliás, por ter uma carne gordurosa, saborosa e com poucos espinhos é muito procurada para a gastronomia. Então, tem alto valor de mercado.

Tem fácil manejo, o que permite que seja criada facilmente em cativeiro. Para isso, basta que o piscicultor esteja atento a sua alimentação e tenha cuidado ao manusear o animal, por conta de seus ferrões.

Ela se adapta bem aos ambientes e variações de temperatura, portanto é de fácil cultivo. Sendo assim, quem atua nesta área encontra uma grande oportunidade de negócio com a Cachara.

Atividade da Cachara ao longo do dia

A Cachara é um peixe com hábitos noturnos. Ou seja, é durante este período que ele sai de seus esconderijos para se alimentar. Em geral, é muito dócil e pode ser encontrado em locais de água doce.

Geralmente, as espécies mais jovens são mais inquietas e se movem com facilidade. Já as adultas permanecem por tempos imóveis, à espera de suas presas.

Nas épocas de enchente é o momento em que começa a migrar para a reprodução. Portanto, é difícil encontrar essa espécie no período.

Qual o melhor horário para pegar Cachara?

Em geral, o melhor horário para pegar cachara é entre às 5h e 6h da manhã e ao iniciar do anoitecer, a partir das 18hs, porque o peixe está em busca de alimento. Assim, com as iscas certas pode garantir uma pescaria de sucesso. Aliás, a baixa luminosidade é favorável para os pescadores.

Iscas naturais para pescar Cachara

As iscas naturais costumam ser as melhores opções para pescar Cachara. Então, entre as principais estão:

  • Salsicha;
  • Minhoca;
  • Minhocuçu;
  • Tuviras;
  • Tilápias.

Vale lembrar que uma das principais presas da Cachara são peixes de pequeno porte e que possuem escamas. Bem como, os camarões. Portanto, você também pode usá-los durante sua pescaria.

Onde encontrar Cachara

O habitat natural dessa espécie são rios, poços, praias, igapós e matas inundadas. Afinal, elas costumam ficar entre a vegetação aquática para encontrar suas presas. Aliás, também é uma forma de proteção contra seus predadores.

Estão presentes especialmente nas regiões:

  • Norte;
  • Centro-Oeste;
  • Bacia Amazônica;
  • Araguaia-Tocantins;
  • Prata.

Dessa forma, os estados mais comuns para receberem os pecadores são: São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais. Portanto, se está organizando uma pescaria procure um desses locais.

Iscas artificiais para pescar Cachara

Caso não consiga usar uma das iscas naturais você pode apostar nas artificiais. O importante é que simulem peixes de pequeno porte, que são as presas desse peixe. Além disso, opte por aqueles que tem pintura que parecem escamas, esse será o diferencial.

Como fazer o chicote para pegar cachara?

O chicote é uma isca que pode facilitar a sua pesca. Então, veja como produzir o seu:

  1. Você deve pegar uma linha de multifilamento, porque evita nós;
  2. Corte 40 centímetros da linha;
  3. Passe a linha pelo primeiro anzol e dê um nó (se possível, com cinco voltas);
  4. Faça a mesma coisa com o outro lado da linha que foi cortada;
  5. Prenda a linha com um girador e dê um nó para prender;
  6. Deixe os anzóis com diferença de altura para que as iscas não se enrolem na hora de arremessar;
  7. Queime o excesso de linha nos anzóis.

Equipamento ideal para pescar Cachara

São simples os equipamentos necessários para pescar Cachara, a princípio, escolha uma vara de 6’ a 7’ e linhas de 25, 30 ou 40 lb. Sobre as linhas, você pode optar por monofilamento, de 0,40 a 0,50mm, ou então de multifilamento, de 40 a 60 lb.

A chumbada não precisa ser muito pesada, o ideal é escolher a que se adapte bem a profundidade de ontem for pescar. Já o anzol, opte por aqueles de 5/0 ou 8/0. Por fim, escolha uma carretilha que aceite pelo menos 300 metros de linhas, para conseguir fazer os arremessos.

Dicas e macetes para pescar Cachara

Quando for pescar Cachara o ideal é usar iscas maiores, porque nessas regiões você encontra muita piranha. Assim, elas vão comer o entorno da isca, mas ainda sobra para pescar o seu alvo.

Além disso, preze sempre pelo fim da madrugada e começo da manhã para a pescaria. Afinal, é o momento em que esses peixes saem de suas tocas para se alimentar. Então, as chances de ter sucesso em sua pescaria são maiores.

Cachara na gastronomia

A Cachara é um peixe de carne muito saborosa, portanto é um produto nobre na gastronomia brasileira. É comum ser feito em brasa, no forno ou assado. Também pode ser frito ou em molho.

Por ser um peixe de couro tem um fácil preparo, que pode ser feito em casa ou encontrado em restaurantes. Além disso, é simples a preparação em receitas e tem um sabor diferenciado.

Devido ao seu atrativo comercial, a Cachara é muito buscada por pescadores para a venda a esses estabelecimentos. Também é um dos principais motivos para a sua criação em cativeiro.

Considerações finais

Neste artigo você pode conhecer mais sobre a Cachara e, principalmente, como se preparar para a pesca dessa espécie. Então, siga todas as dicas e recomendações para que tenha uma pescaria de sucesso.

Esteja atento aos melhores horários e locais para encontrar o peixe. Afinal, esse é o segredo para encontrar Cacharas sensacionais para a pesca.