Com cores e traços chamativos, uma força inigualável, conheça a garoupa.
Um espécime presente até na nota de 100 reais não pode faltar no currículo do pescador, dessa maneira, leia o artigo a seguir e saiba tudo que é necessário para se aventurar na captura desse gigante.
Sumário
- Conheça a Garoupa
- Do que a Garoupa se alimenta?
- Comportamento da Garoupa
- Onde vive a Garoupa?
- Características da Garoupa
- Por que a garoupa está em extinção?
- Melhor Época para Pescar a Garoupa?
- Qual o melhor horário para Pescar a Garoupa?
- Quais as melhores iscas naturais para pescar a Garoupa?
- Como Pescar a Garoupa com iscas vivas?
- Qual a melhor profundidade para pescar a Garoupa?
- Qual o melhor equipamento de pesca para pescar a Garoupa?
- Qual o melhor anzol para pescar Garoupa?
- Quais as melhores iscas artificiais para pescar Garoupa ?
- Como pescar Garoupa no costão?
- É permitido pescar garoupa?
- Qual é o tamanho de uma garoupa?
- Qual a diferença entre badejo e garoupa?
- Considerações Finais
Conheça a Garoupa
Um predador grande que ocupa o topo da cadeia alimentar, com comportamento solitário e territorialista, essas são algumas das características da garoupa que mais contribuem para uma boa pescaria. Se o pescador conseguir fisga-la, com certeza dará início a uma briga ferrenha até que consiga retirar a garoupa da água.
Além destas, outra característica marcante desrespeita a reprodução da garoupa, trata-se de um de um peixe hermafrodito, ou seja, podem ter dois sexos. O tempo de cada sexo varia de acordo com a região, mas no geral, a garoupa se torna uma fêmea madura aos 5 anos de vida, e se torna macho quando alcança 12 anos.
Ressalta-se que a expectativa de vida da garoupa é 60 anos, então, a espécie costuma passar a maior parte da vida sendo macho.
Do que a Garoupa se alimenta?
As garoupas se alimentam primordialmente de moluscos, camarões, peixes menores e crustáceos.
A base alimentar da garoupa costuma variar conforme o tamanho do individuo, pois as garoupas menores costumam se alimentar de animais invertebrados.
Os exemplares que possuem 2 ou 3 anos, rotineiramente preferem caranguejos e siris, mas comem outros peixes conforme as oportunidades se apresentam.
A partir dos três anos, há uma predileção maior por moluscos e peixes.
Comportamento da Garoupa
Enquanto jovens ficam mais próximos à costa, por conseguinte, quando se tornam adultos, preferem ficar próximos ao fundo se esgueirando entre corais, grutas e rochas buscando possíveis presas.
São predadores vorazes e ativos, alguns espécimes apresentam inclusive dentes no céu da boca.
Onde vive a Garoupa?
A garoupa habita oceanos tropicais, sub-tropicais e temperados. Prefere viver no fundo do mar, na profundidade de 10m até 200, procura ficar entre os corais e estruturas rochosas que possam abriga-la.
Está presente nos oceanos, Atlântico leste, Sudoeste e Oceano Índico Ocidental. E vale destacar que as espécies do Atlântico sudoeste são mais encontradas no Brasil, Argentina e Uruguai.
Características da Garoupa
Possui características físicas que a fazem ser marcante e fácil de reconhecer. A garoupa possui uma cabeça avantajada, cujo tamanho equivale a um terço do seu corpo. Proporcional ao tamanho da cabeça, possui uma boca grande, o que da mais facilidade ainda para abocanhar suas presas.
As escamas da garoupa são pequenas e possuem diversas colorações que variam de acordo com a espécie.
Usamos o canal “Programa Animal” do YouTube como fonte das informações aqui contidas nesse tópico.
Por que a garoupa está em extinção?
A garoupa é um peixe que possui com alto valor gastronômico, pois a carne é branca com sabor suave e tenro, entre as características da carne estão o baixo teor de gordura e riqueza de potássio, fosforo, magnésio, cálcio, ferro e vitamina.
Por um valor tão alto gastronomicamente houve altos níveis de pesca predatória, o que culminou na inserção desse peixe na lista de animais marinhos com risco de extinção.
Uma curiosidade interessante, é que a garoupa exposta na nota de 100 reais pertence à espécie garoupa verdadeira, também conhecida como piracuca ou garoupa crioula. Esta espécie é a mais comum no Brasil, e foi escolhida como estampa da cédula brasileira com o intuito de manter a conscientização sobre a preservação da espécie.
Melhor Época para Pescar a Garoupa?
Os melhores meses para pesca da garoupa são um pouco antes e um pouco depois da proibição, ou seja, setembro, outubro e março.
Qual o melhor horário para Pescar a Garoupa?
Ao amanhecer ou do entardecer ao começo da noite, são os melhores horários para encontrar a garoupa.
Quais as melhores iscas naturais para pescar a Garoupa?
Como dito antes, as garoupas tem uma alimentação predileta conforme o tempo de vida aumenta.
Estude o local, caso a pesca seja feita na costa com profundidades menores, os peixes que capturará provavelmente serão mais jovens. Porem, caso vá para alto mar com águas mais profundas, os exemplares maiores e com mais idade se apresentarão.
Separamos alguns tipos de iscas que provavelmente o farão ter sucesso na captura da garoupa, veja:
- Sardinha
- Camarão vivo
- Moluscos
- Peixes menores
Como Pescar a Garoupa com iscas vivas?
Também é possível pescar garoupa com iscas vivas, veja algumas dicas de como coloca-las no anzol:
Caranguejo: Colocando o caranguejo na posição que ele fica naturalmente, transpasse o anzol da barriga para cima, de forma que ele continue vivo.
Sardinha: transpasse o anzol na coluna do peixe, ligeiramente abaixo da nadadeira superior.
Qual a melhor profundidade para pescar a Garoupa?
É um peixe que normalmente se esconde entre pedras e corais no fundo, por isso, é mais comum encontra-la a no máximo três metros antes do “chão”. Inclusive muitos pescadores preferem usar a carretilha ao invés do molinete, justamente por ser mais sensível a toques no fundo.
Qual o melhor equipamento de pesca para pescar a Garoupa?
Além de ser um peixe forte, é relativamente fácil encontrar garoupas com mais de dez quilos, portanto haverá um teste continuo do seu equipamento.
A garoupa tem uma característica interessante, que ao ser fisgada procura alguma proteção em corais e rochas no fundo do mar, portanto, após a fisgada trabalhe de forma ágil para que isso não aconteça.
Separamos uma lista de materiais que lhe ajudarão na captura desse espécime, veja:
- Varas: utilize uma de 50 a 80 lb;
- Caso opte pelo molinete: escolhendo produtos com bom Drag e avaliando os exemplares que costumam ser pegos no local, utilize molinete de 5000 a cima;
- Caso opte pela carretilha, escolha uma com perfil alto e capacidade mínima de 150 metros;
- Linhas mais indicadas: são de multifilamento a partir de 0,60;
- O líder: utilize fluocarbono no mínimo de 0,90 mm;
- Chumbos: Com formatos variando entre redondo ou oliva, após avaliar o local que está (águas de muita correnteza precisam de chumbos maiores) escolha entre 70 e 150 gramas;
Qual o melhor anzol para pescar Garoupa?
Visto que a garoupa possui uma boca grande em relação ao seu tamanho, engolir o anzol não é um problema, utilize anzóis circulares com numeração ente 6/0 e 12/0.
Quais as melhores iscas artificiais para pescar Garoupa ?
Separamos algumas iscas artificiais que demonstram bastante sucesso entre os pescadores mais experientes, veja:
- Shads, médio ou grande porte, e demonstram mais sucesso em locais pedregosos;
- Jigs, estes, demonstram mais sucesso nas cores de laranja e preto. Em locais com cascalho troque os shads por jigs;
- Jig back tail, costumam chamar mais a atenção da garoupa, quando não estiver tendo sucesso com outras iscas, use esta;
- Monster 3X Camarão X-move 12 cm;
Como pescar Garoupa no costão?
Na pesca de costão utilize chumbos menores para evitar enrosco.
Como já foi dito, a garoupa é um peixe que ao ser fisgado tenta ir para locais que a protegerão, portando, uma dica importante para pescaria no costão é puxar mais rápido. Se a garoupa conseguir ir para um esconderijo, tencione a linha e de toques na mesma, alguns pescadores dizem ser similar a “tocar um berimbau”, esses toques induziram a garoupa a sair da toca.
Normalmente as garoupas pegas no costão são mais jovens, portanto, utilize iscas que sejam ou imitem: camarão, lulas, peixes pequenos.
Diferente da pesca em alto mar, onde o pescador deixa a isca encostar no fundo e puxa para cima afim de movimentar a isca, no costão a isca pode ficar parada. Ressalta-se que o movimento de puxada para cima em alto mar pode ser feito repedidas vezes, mas sem necessidade trancos na isca.
É permitido pescar garoupa?
A garoupa é um peixe inserido na lista de animais marinhos com risco de extinção, dessa maneira, foi estabelecido um período de defeso para espécie.
A portaria IM 41/2018 estabeleceu que no período entre dia primeiro de novembro e 28 de fevereiro, estão proibidos a pesca, o transporte, o desembarque e a comercialização da garoupa, pois esta época é importante para o ciclo reprodutivo da espécie.
Qual é o tamanho de uma garoupa?
O tamanho varia de acordo com a espécie de garoupa, mas, o maior exemplar chega a incríveis 2,5 metros de comprimento e peso superior a 300 quilos .
Qual a diferença entre badejo e garoupa?
A principal diferença entre badejo e garoupa é a coloração.
Considerações Finais
Com o range de tamanho tão grande entre todas as espécies de garoupas, cabe ao pescador escolher entre a pesca de exemplares menores e costeiros, ou a pesca de gigantes em alto mar. Todos serão um grande incremento ao currículo do pescador.
Mas, é importante ressaltar a preservação para que seus netos também possam compartilhar dessa experiência tão boa que é a pesca da garoupa.
Siga todas as dicas e faça uma ótima pescaria!