O Brasil possui uma extensão marítima de quase 8 mil km, sendo o país com maior quantidade de água doce do planeta, dessa forma a atividade de pesca em diferentes modalidades, é quase que inerente a todo brasileiro.
Quais equipamentos usar? Qual legislação vigente e como se preparar para a atividade?
Nesse artigo vou apresentar tudo o que você precisa saber sobre a prática de uma das modalidades de pesca crescentes no Brasil, a Pesca Submarina.
- O que é Pesca Submarina?
- Quais os Equipamentos para Pesca Submarina?
- Como se preparar para pesca submarina?
- Quanto tempo de apneia para pesca sub?
- Como respirar corretamente durante pesca submarina?
- Como melhorar a apneia para pesca submarina?
- O que é e como usar o Arbalete?
- Qual a Lei para Pesca Submarina e o que ela diz?
- É permitido pesca com arpão?
- Qual o tamanho ideal de um arbalete?
- Qual é o melhor Arbalete?
- Como armar Arbalete com duas borrachas?
- Onde praticar pesca submarina?
- Considerações Finais
O que é Pesca Submarina?
Pesca Submarina, também conhecido como pesca subaquática ou só pesca sub, é o nome dado a atividade de se pescar com o auxílio de arbaletes, e com técnicas de mergulho livre, que é a técnica de mergulho sem o uso de cilindros para respiração artificial.
Quais os Equipamentos para Pesca Submarina?
- Máscara, primeiramente para proteção dos olhos contra resíduos na água e do sal, e ainda possibilitando a melhor visibilidade embaixo da água pois a lente da máscara amplia o ângulo de visão;
- Snorkel para facilitar a respiração pela boca na linha da água enquanto visualiza o possível cardume ou o melhor local para se direcionar de encontro ao peixe com a cabeça dentro da água;
- Nadadeiras para o melhor posicionamento do corpo sobre a água, permitindo que as pernas não afundem com facilidade e ainda o consumo de energia do corpo possa ser poupado para que o ar respirado em apneia não se perca;
- Arbalete que é a arma propulsora de arpões ou setas para se atirar contra o peixe;
- Roupa de neoprene, é uma roupa feito com tecido de borracha sintética, impermeável e isolante térmico que serve para a proteção térmica do corpo mediante a águas com temperaturas mais baixas.
Como se preparar para pesca submarina?
Primeiramente procure um profissional da área, pois esse esporte pode ser perigoso se não observados os cuidados com tipos de correntezas, clima, vegetação aquática, respiração e principalmente como se praticar a apneia, que é a modalidade de mergulhar segurando a respiração. Além dessa preparação, deve se ter o cuidado e o aprendizado sobre o equipamento, principalmente o arbalete, pois o manuseio de forma errônea poderá ocasionar acidentes.
Quanto tempo de apneia para pesca sub?
Um ser humano normal consegue ficar entre 2 a 3 minutos em apneia, dependendo da profundidade da água, pois quanto maior essa profundidade maior a pressão atmosférica, lembrando que com um bom tempo de prática o pescador pode chegar a 5 minutos de apneia.
Como respirar corretamente durante pesca submarina?
Aconselha se a respiração diafragmática, que consiste na respiração direta pelo diafragma ao invés do uso direto do pulmão (tórax) que é a forma rotineira de respirar.
Com esse tipo de respiração obtém-se mais oxigênios nos tecidos membranosos, mais ar no pulmão, baixando assim os batimentos cardíacos causando mais tranquilidade nos movimentos de tronco e pernas, sem causar afobamento ou fadiga durante o nado.
Como melhorar a apneia para pesca submarina?
De acordo com especialistas a apneia consiste de pelo menos três estruturas, o aquecimento, relaxamento e consumo.
- O aquecimento se dá através da respiração diafragmática, inspirando ar no abdome, aumentando o volume abdominal, retirando todo o ar da região torácica (pulmão), dessa forma você estará substituindo o gás carbônico pelo novo ar e então limpando seu pulmão;
- Relaxe por um tempo maior ao tempo da respiração diafragmática, ou seja, se você levou 1 minuto para fazer a respiração do diafragma, demore 2 para descansar, se levou 2 minutos para a respiração descanse 4, para que seu corpo descanse e não cause fadiga;
- Dentro da água preste atenção nos movimentos, esses movimentos devem ser ordenados com a respiração, pois cada movimento do corpo vai consumir o oxigênio e energia corporal para o exercício, e caso você faça errado, a fadiga será inevitável.
Procure uma piscina para treinar antes de ir para o local da pesca, pois a melhor forma de aprender é repetindo os movimentos em águas sem correntezas e que a visibilidade é melhor, lembre-se que a ajuda de um profissional é sempre bem – vinda.
O que é e como usar o Arbalete?
Arbalete é a arma que dispara arpões ou setas, com um sistema de elásticos que impulsiona as setas para o abate de peixes na pesca submarina.
Para se usar o arbalete posicione a mão na coronha, onde se dá a sustentação do armamento, o dedo fica posto no gatilho, com a seta ou arpão previamente armada para o disparo.
Qual a Lei para Pesca Submarina e o que ela diz?
Existe uma Portaria do IBAMA que é a Portaria N°4, de 19/03/2009 e também uma Instrução Normativa do Ministério da Pesca e Aquicultura a MPA/MMA N° 9, de 13/06/2012 que rege as normas das atividades pesqueiras, incluindo a categoria submarina.
Os pontos mais importantes dessas normativas são:
- Licença para pesca amadora, também conhecida como MPA ou MAPA com categoria B para Pesca Embarcada, mesmo que não possua uma embarcação (atenção para estados da federação que tem uma legislação própria sobre essa licença);
- O limite de captura e transporte para consumo próprio por pescador, é de 10 kg mais 1 exemplar para rios e lagos e de 15 kg mais 1 exemplar para águas marinhas.
- Proibida a descaracterização do peixe, que consistem em se tirar nadadeiras, cabeça e rabo do peixe, isso dificulta o reconhecimento da espécie em uma possível abordagem por parte dos fiscais do governo, seja polícia ambiental ou agentes do Ibama
É permitido pesca com arpão?
Conforme a normativa MPA/MMA Nº9 , arpão é um tipo de seta, e por isso está enquadrado na normativa que permite o uso.
Na normativa MPA/MMA N° 9 existe o artigo V que diz respeito as permissões da pesca submarina: V – espingarda de mergulho ou arbalete com qualquer tipo de propulsão e qualquer tipo de seta.
Qual o tamanho ideal de um arbalete?
Para saber qual tamanho ideal do arbalete é preciso saber qual a visibilidade da água, se a espécie de peixe da região é de toca ou de passagem, se nessa região existe muita vegetação, lembrando que quanto menor a arma melhor a locomoção na água, para isso recomendo então um arbalete tamanho 75 ou 90 cm.
Para peixes maiores ou de passagem e a visibilidade melhor da região, quanto maior for o arbalete melhor, pois se o peixe estiver distante fica mais fácil a captura com um arbalete maior, para esse tipo de caso recomendo tamanhos entre 100 a 120 cm.
Qual é o melhor Arbalete?
Existe diversos fabricantes e marcas de arbaletes no mercado, diferenciando modelos e o custo-benefício, cabendo ao pescador iniciante experimentar e se adaptar melhor ao que ele escolher. Lembre-se que o arbalete é uma arma, e debaixo da água quanto mais confiante e sabendo como usar o equipamento, a pesca poderá ser muito melhor.
Como armar Arbalete com duas borrachas?
Se o tamanho da arma for menor;
- Posicionar a coronha contra o peito de modo que a ponta do arbalete fique em direção contrária ao corpo do pescador;
- Estender o braço e puxar a primeira borracha até o primeiro pino, com a arma apontada para o chão, para evitar acidentes e/ou escape da arma e ainda facilitar a elasticidade e o impulsionamento para se prender o elástico. Repetir a mesma situação com a segunda borracha até o segundo pino.
Se a arma for maior;
- Com uma mão posicionada na coronha e outra na primeira borracha, estique a borracha ao mesmo tempo que empurra a coronha com a mão, direcione a coronha no peito, sem largar a borracha, apontando o arbalete para o chão, agora coloque a borracha no primeiro pino.
- Nesse momento já com a coronha posicionada no peito, pegue a segunda borracha, com o arbalete direcionado para baixo coloque a borracha no segundo pino.
Onde praticar pesca submarina?
Os locais mais comuns da prática dessa modalidade de pesca, normalmente é realizada em águas marítimas por conta da visibilidade da água e por ser mais fácil encontrar uma diversidade de espécies de peixes onde, no entanto, embora menos procurado e difundido, pode se praticar também em rios e lagos de água doce.
Considerações Finais
Nesse artigo você pôde conhecer tudo sobre a pesca submarina, incluindo o uso de equipamentos e armas, legislação vigente e tipo de respiração utilizada nessa modalidade de pesca.
Agora é só atentar para o clima, o local que não falta no Brasil, para começar a praticar essa atividade que é um misto de esporte e de lazer, e que traz alegria e prazer a muitos praticantes.