Corvina de Água Doce | Iscas Artificias e Dicas

Se você está aqui provavelmente já se perguntou sobre as melhores estratégias para a pesca da Corvina de água doce. E eu te digo uma coisa: você está no lugar certo!

Nós reunimos especialmente para você várias informações sobre a Corvina. Do que ela se alimenta? Onde encontrar? Quando encontrar? Como atrair a Corvina? Quais as melhores iscas artificias para sua pesca? Como montar a sua isca da maneira correta? Estas e outras perguntas nós responderemos para você nas próximas linhas.

Iscas Corvina de Água Doce

Conheça a Corvina de água doce

A Corvina de água doce, que também é conhecida como Pescada-Branca, Pescada-do-Piauí ou Curvina, é encontrado principalmente nas regiões Norte e Nordeste e vive em remansos, reservatórios e poços em meia-água ou fundo.

É um peixe que se alimenta de outros peixes e camarões. Ele se reproduz ao longo de todo o ano, mas o pico ocorre entre os meses de setembro a outubro.

O peixe apresenta escamas de cor prata-azulada, boca oblíqua com dentes pontiagudos. Ele tem espinhos em suas nadadeiras, além de duas nadadeiras dorsais, mas não apresenta nadadeira adiposa. Ele pode ultrapassar os 6 quilos e medir mais de 70 centímetros de comprimento.

A Corvina habita bem próxima ao fundo e, em alguns casos, à meia-água. Além disso elas sempre nadam em grandes cardumes numa coluna d’água. Mas para chegar até o cardume o pescador precisa saber quais as condições e técnicas para seduzir os peixes. É o que vamos mostrar a seguir.

Como encontrar o cardume de corvinas?

Primeiramente, para encontrar o cardume de corvinas de forma fácil é preciso saber o horário que os peixes costumam se alimentar. Os períodos do dia que esta espécie costuma atacar são no começo da manhã, no fim da tarde e à noite. Próximo ao horário do pôr-do-sol é o momento mais indicado para a pesca.

À noite também o resultado é muito bom. Para melhorar a pesca noturna é recomendado colocar um ponto de luz sobre a água. Ela vai atrair insetos que cairão na água e isto vai despertar o interesse do cardume, fazendo-o aproximar-se um pouco mais de níveis mais superficiais.

O segundo passo é encontrar a profundidade em que o cardume está nadando. Como o cardume de Corvina tende a ficar mais próximo do fundo você terá que ter linha o suficiente para alcançar tal profundidade dependendo do local de pesca.

É recomendável fazer uma sonda composta de um peso e uma corda bem comprida, a depender da profundidade do local de pesca. Você deve amarrar o peso em uma extremidade da corda e lançá-la na água até que toque o fundo. O interessante é fazer marcações a cada metro na corda para facilitar a medição da profundidade. Desta forma, você saberá quantos metros de linha vai precisar na pesca.

Uma outra prática que muitos pescadores recomendam é a preparação de uma ceva para atrair o cardume de corvinas. Nos parágrafos seguintes vamos te mostrar mais detalhes de como fazer e utilizar esta técnica.

O que é a ceva para Corvina de água doce?

A ceva para Corvina de água doce é um alimento que é lançado na água em um recipiente ou saco furado que permite a entrada e saída de água e, assim, atraem os peixes que buscam por alimentos.

Como fazer Ceva para Corvina?

A ceva mais utilizada na pesca da Corvina é a de sal grosso. Basicamente o que você precisa fazer é comprar um saco grande de sal grosso, fazer pequenos furos de modo que permitam a entrada de água, mas não deixem sair uma grande quantidade de sal. Estes sacos costumam ser encontrados em estabelecimentos que vendem ração para boi e produtos agropecuários.

Onde deixar a Ceva para Corvina?

Você deve amarrar o saco numa extremidade de uma corda, enquanto a outra ponta deve ser amarrada em um lugar que você possa puxar o saco de volta, evitando a contaminação das águas. A ceva deve ser lançada até chegar ao fundo do local da pesca, já que é o local preferido das corvinas.

Quando deixar a Ceva para Corvina?

Os pescadores que fazem o uso desta ceva recomendam deixá-la no local pelo menos três dias antes da pescaria. Isto porque o sal vai se dissolvendo aos poucos na água e, assim, atrai as corvinas ao longo de três dias em média.

No YouTube encontramos um vídeo rápido e prático explicando como fazer esta ceva para a pesca da corvina.

Qual a isca artificial recomendada para pescar Corvina?

Como a Corvina é um peixe que tipicamente nada próximo ao fundo, as iscas que vão funcionar na sua pesca são aquelas que têm um peso que permitem-na afundar com facilidade. Estas iscas recebem o nome de Jig.

Porém, nem todos os tipos de isca jig são recomendados para pescar uma corvina. Os jigs mais usados na pesca deste peixe são conhecidos como Jumping-Jigs.

O que são Jumping-Jigs?

O Jumping-Jig é uma isca feita de metal, geralmente aço ou chumbo, com o corpo comprido semelhante a peixinhos ou sapinho. São iscas feitas principalmente para a pesca vertical.

O trabalho da isca é feito da seguinte forma: lança-se a isca na água e ela deve tocar o fundo. Em seguida, devem ser dados toques de ponta de vara para cima, deixando a isca tocar o fundo novamente. Assim repete-se o processo algumas vezes. Para ficar mais fácil de compreender, clique aqui e veja um vídeo ensinando como é feito o trabalho com o Jumping-Jig.

jumping jig

Esta isca trabalha com o suporte hook, que é um anzol fixado em uma linha que fica ao lado da isca, normalmente próximo aos olhos, onde a corvina ataca. A experiência dos pescadores ensina que o tamanho do anzol deve ser até metade do tamanho de um Jumping-Jig.

Em resumo, suas principais características são:

  • Facilidade em trabalho a isca;
  • Variedade de pesos para cada tipo de maré;
  • Apresenta muita atratividade;
  • Revestimento em verniz brilhoso;
  • Usada tanto em água doce quanto em água salgada;
  • Bastante usada em pesca desembarcada e embarcada;
  • Possibilita o trabalho em praias de tombo (fundas).

Quais os melhores Jumping-Jigs para Corvina de água doce?

Os melhores Jumping-Jigs para você pescar Corvinas em água doce são chamados Jig sapinho. O interessante é ter várias cores, pois a Corvina pode ter interesse em diferentes cores. Isto vai depender das condições do dia de sua pesca.

Abaixo deixamos o link de uma isca Jumping-Jig sapinho da marca Juva. Cada unidade custa R$ 16,80 na data em que publicamos este artigo.

Link: Isca Artificial Jumping Jig Sapinho 14g Juva | Shopee Brasil

Qual a melhor montagem de Jumping-Jigs para pesca de Corvina?

Como o Jumping-Jig exige a anexação de anzóis para a fisgada da Corvina, existem duas maneiras de montagem normalmente utilizadas: a forma tradicional e a tirolesa. Adiantamos aqui que a melhor destas duas é a do tipo tirolesa. Mas ainda assim ela tem um problema que vamos ensinar a resolver a seguir.

Porém, antes de aprender o macete para melhorar a montagem tirolesa, vamos entender rapidamente como funciona cada tipo de montagem.

Montagem tradicional

Nesta configuração o suporte hook é colocado diretamente no pitão (uma pequena argola) da parte traseira do Jumping‑Jig, ou seja, o anzol é fixado na isca. Assim, quando a Corvina é fisgada e começa a se debater para se livrar do anzol o Jumping-Jig, por ter um peso relativamente elevado, acaba por puxar o anzol e tirá-lo do peixe.

Montagem tirolesa

Já no tipo tirolesa você deve passar a linha pelo pitão traseiro do Jumping-Jig e na ponta da linha é fixado o anzol. Desta maneira a isca fica solta e evitamos o problema encontrado na configuração tradicional. Porém, nessa montagem a linha fica com certa angulação e isto prejudica bastante o trabalho com a movimentação da isca.

Para solucionar o problema, a dica que trazemos para você é reposicionar este pitão, que normalmente tem a abertura em sentido perpendicular ao corpo do Jig, para que ele permita que a linha de pesca passe paralelamente ao corpo da isca. Assim você vai garantir o trabalho ideal da Jumping-Jig que é semelhante ao que é feito na montagem tradicional.

No link a seguir deixamos um vídeo no YouTube explicando as estas configurações e como é feita a adaptação do sistema de tirolesa.

Considerações Finais

A prática da pesca da Corvina pode exigir um esforço grande se você desconhece as informações sobre ela. O peixe pode se tornar difícil de se pescar em algumas ocasiões.

Mas aplicando as dicas que você aprendeu aqui conosco você muito provavelmente terá um desempenho muito gratificante em sua pesca até mesmo nas situações mais adversas que os pescadores normalmente têm de enfrentar.