Como Pescar com Molinete | Dicas para Iniciantes

A pescaria é uma das atividades mais instigantes que o ser humano pode encontrar, muitas vezes o pescador passa por diversas dificuldades e desafios para só então conseguir, ou não um troféu (peixe).

Encontrar o local certo, conhecer as espécies da região, tipos de iscas e o movimento da água são alguns dos quesitos para uma pescaria de sucesso, porem, nenhum deles será de grande vália se não houver um acerto nas ferramentas que vai levar para pescaria.

No artigo abaixo apresentamos um material muito famoso e fácil de ser utilizado, ideal tanto para pescadores inexperientes quanto experientes. Leia, e conheça todos os detalhes sobre o molinete.

Sumário

Conhecendo o Molinete

Basicamente, molinete é composto por manivela, bobina com carretel, alça pegadora e rolamentos. É um ótimo equipamento para arremessos, trabalho de iscas e fisgadas tanto de peixes com grande porte, quanto pequenos.

Normalmente os molinetes vão se dividir de acordo com capacidade de lançamento e a ação, a capacidade de lançamento se divide em duas, veja:

  • Long Cast (Longo lançamento): possuem uma bobina maior a fim de acomodar mais linha, são mais indicados para pescaria marítima ou de grandes rios onde a correnteza é mais forte.
  • Short Cast (Lançamento curto): tem peso, alcance e capacidade de linha menores do que o Long Cast.

Já a ação, se refere ao trabalho necessário com o molinete, mais rápida (indicado para iscas artificias), mais lenta, quando não há necessidade de trabalho rápido.

Como saber se o Molinete é Bom?

O primeiro quesito a ser observado na hora de avaliar um molinete é o material usado para fazer seu corpo, normalmente usa-se plástico, grafite ou alumínio, mas, o plástico costuma ser menos durável, portanto, é o de menor qualidade.

Outro quesito importante do molinete são os componentes interiores ao seu corpo, tais como:

  • Rolamentos: normalmente, quanto mais rolamentos, mais fácil e ágil é o trabalho da isca na hora do recolhimento;
  • Taxa de recolhimento: a grande maioria traz em inglês como “ratio gear” e se refere taxa de recolhimento do molinete. O número demonstra a quantidade de voltas que o carretel dá com um giro da manivela, por exemplo: 5:1 quer dizer que a cada volta na manivela, o carretel gira cinco vezes.

Como colocar a Linha no carretel do Molinete?

Veja o passo a passo para colocar linha no molinete da melhor forma:

  1. Coloque o molinete na vara e passe a linha por todas as aureolas da mesma, até chegar ao molinete;
  2. Abra a alça do molinete, amarre a linha no meio do carretel e feche a alça (a linha tem que ficar abaixo da alça após fechada);
  3. Peça a alguém que segure o carretel de linha e vá recolhendo de forma que ela fique tensionada, portanto, não adianta largar o carretel no chão e ir recolhendo;
  4. Preencha de linha até a pequena marca tem no carretel do molinete, caso coloque muita linha, provavelmente terá problemas em seus lançamentos.

Tiramos essa dica do canal “Fisgada Pesca” do YouTube.

Como distorcer a linha de pesca do molinete?

Diferente da carretilha, o molinete não tem a famosa “cabeleira” na hora do lançamento, em contrapartida, há a torção da linha, ou seja, assim que ela sai do carretel se enrola, o que torna difícil a pesca. Separamos um modo de distorcer essa linha sem o equipamento distorcedor, veja:

  1. Retire a linha do molinete de forma tencionada e enrole em um carretel;
  2. Gire o carretel no movimento contrario a torção;
  3. Solte um pedaço da linha, caso a linha ainda enrole, quer dizer que há torção, portanto, de mais voltas no carretel;
  4. Depois de distorcida e só enrolar novamente no carretel.

Tiramos essa dica do canal “Nene na Pesca” do YouTube.

Como usar o freio do molinete?

Uma ferramenta interessante que o molinete traz é seu freio, o ajuste deste é feito na parte superior ao carretel ou inferior ao molinete, a depender do modelo.

O ajuste precisa ser feito de forma que ao puxar a linha com bastante força haja liberação vagarosa, mas, caso sejam pequenas puxadas o carretel segure.

O correto ajuste do freio fará com que ao pescar peixes pequenos o carretel não gire e você os capture com facilidade, e ao pescar peixes grandes, ele tomará linha, mas não arrebentará a mesma.

Para que serve a trava do molinete?

A trava do molinete servirá para que manivela não gire nos dois sentidos, portanto, use-a trava na hora da pesca, caso contrario o peixe tomará linha indefinidamente.

Qual o lado certo de usar o molinete?

Ao contrário da carretilha, o molinete não precisa ser comprado somente como destro ou como canhoto, é possível trocar a manivela de lado, permitindo que ambos sejam usados, portanto, é possível usar o molinete no lado que mais agrada ao pescador.

Qual a diferença entre molinete e carretilha?

As diferenças funcionais entre os dois tipos de mecanismos são basicamente:

A Carretilha dá mais precisão no arremesso, permite o trabalho com uma mão só, são mais leves e normalmente tem mais capacidade de linha.

Já o molinete não da “cabeleira”, o que o torna mais fácil de usar quando se é um iniciante, também costuma ter Drag mais forte e permitir tanto um lançamento mais distante sem grandes esforços, quanto um lançamento mais fácil com iscas micros.

No geral, os pescadores podem optar por um ou outro sem grandes perdas na qualidade da pesca.

Qual é a melhor isca para usar com molinete?

A escolha dá melhor isca vai depender do peixe que se busca, porem, o molinete permite um trabalho fácil tanto com iscas artificias, quanto iscas reais.

Como Jogar (Arremessar) com o Molinete?

Arremessar com o molinete é uma tarefa simples, por isso, é um material tão usado entre os iniciantes. Para lançar siga os seguintes passos:

  1. Prenda a linha a vara com o apoio do dedo indicador;
  2. Abra a trava da linha;
  3. Faça o movimento de impulso da linha;
  4. Feche a trava.

Um detalhe importante na hora do lançamento é observar o pedaço da linha que sobra na vara, visto que, muitos acidentes acontecem nesse momento, então, é melhor deixar no máximo 30 cm de linha com a isca além da ponta da vara.

Como Pescar com Isca Artificial usando Molinete?

Muitos pescadores preferem a carretilha quando o assunto é pesca com isca artificial, porem, o molinete é uma ferramenta bem capacitada para este trabalho, basta o pescador estar capacitado para tal.

Para o trabalho de iscas artificiais é aconselhável que se use vara própria para o lançamento desse tipo de isca, normalmente a vara é feita em carbono.

Além da vara, basta que o pescador lance como ensinamos no item anterior e trabalhe a isca de uma forma que agrade o peixe que se busca. Caso busque por peixes muito agressivos, o trabalho na manivela e puxadas na vara é feito de forma rápida, caso não seja, o trabalho é feito de forma mais lenta.

Como Pescar tucunaré com Molinete?

O tucunaré é um peixe agressivo e territorialista, normalmente ataca a sua presa com velocidade e agressividade.

Use iscas de superfície, faça o lançamento como ensinamos, e para o trabalho no recolhimento siga essas três dicas, veja:

  1. Após o lançamento, recolha a isca com a ponta da vara apontada para baixo (próximo à água) e não com a ponta para cima, isso fara com a isca se mexa com facilidade e chame a atenção do tucunaré;
  2. Além de aproximar a ponta da vara da água, deixe a linha lançada a um ângulo de aproximadamente 90 graus com a vara;
  3. Trabalhe o recolhimento dando pequenos puxões na isca, como se fossem “mini fisgadas”, então, recolha em velocidade razoavelmente alta.

Caso se interesse pela pesca de tucunaré, temos um artigo dando todos os detalhes sobre a captura desse fenômeno dos rios, Leia.

Considerações Finais

O molinete é uma ferramenta que pode agregar muito a sua pescaria, há inclusive pescarias que são consideradas muito melhores se feitas com o molinete, um exemplo desta é a pescaria feita em praia, local onde os lançamentos precisam ser longos e um drag maior é exigido.

Além de ser muito útil para pescaria quando o pescador já tem certa experiência, a simplicidade de utilização do molinete o torna inclusivo, pois permite que mesmo as pessoas sem experiência alguma capturem seu primeiro peixe sem grandes complicações. Além da versatilidade e particularidades, os molinetes também são encontrados em preços baixos, então, pode-se concluir que é um equipamento que deve estar incluso a “tralha de