Barbado, Iscas e Dicas para Pescar (Saiba Tudo)

Habitante de alguns rios de água doce da América Latina, e possuidor de características corporais e comportamentais interessantes.

Também é dono de um apetite voraz, “roubando” inclusive peixes presos as redes de pescadores. No artigo de hoje trataremos de todos os detalhes que merecem ser conhecidos antes de tentar pescar o barbado, acompanhe.

Barbado
Barbado

Sumário

Conheça o Barbado

Também conhecido como Piranambu e Barba-chata, o barbado é um peixe da família Pimelodidae, e na comunidade cientifica é chamado de Pinirampus pirinampu.

É encontrado nas Bacias amazônicas, Araguaia-Tocantins e Prata. Normalmente fica na beira dos rios de grande e médio porte. Mas, utilizando seus grandes barbilhões como auxiliares, se locomove com facilidade no fundo em busca de alimentos adequados ao seu paladar.

Normalmente se locomove em cardumes para reprodução na época das cheias e inundações. O que justifica a proibição da pesca em certo período do ano.

Características do Barbado

Sua coloração é um tom de cinza que varia entre prateado e castanho, o que é bem particular para um peixe de couro. Além da coloração distinta no dorso e flancos, clareia na região da “barriga”.

Os nomes populares que o peixe recebe, são derivados dos grandes barbilhões que saem da frente de sua cabeça achatada.

Todas as características citadas acima são combinadas a uma longa nadadeira e uma boca composta de pequenos dentes em forma de lixa. Tudo isso faz parte do conjunto de sobrevivência que proporcionará uma briga muito espetacular ao pescador que se aventura a buscá-lo.

Alimentação do Barbado

Tem seu apetite voraz concentrado a outros peixes, ou seja, é um piscívoro. Inclusive, existem diversos relatos de ataques do barbado a redes que pescadores colocam para capturar outros peixes.

Além dos peixes menores, ele também se alimenta de camarões e até pequenos anfíbios que encontra.

Comportamento do Barbado

Completamente diferente do momento em que é fisgado (neste momento a briga é intensa, o barbado puxa com força e procura obstáculos para esconderijo), enquanto está em liberdade comporta-se de modo pacifico e sedentário. Prefere ficar escondido em troncos ou raízes no fundo do rio esperando até que uma oportunidade de alimento apareça.

Como dito antes, se reproduz no período das cheias, portando, um pouco antes dessa época se juntam em cardume e sobem o rio em busca de lugares distantes dos predadores.

Importante informar que sua maturidade sexual é alcançada quando atinge cerca de 40 cm, o que é relativamente pequeno, pois atingem até o triplo disso.

Peixe Barbado tem espinho?

Assim como a maioria dos peixes de couro, não tem espinhos intramusculares, o que facilita bastante o seu consumo. 

Como não possuem espinhos, não é necessário ticar o barbado, normalmente ele é picado em rodelas.

Regiões e rios pode-se pescar o Barbado no Brasil

A espécie é encontrada nos seguintes estados: 

  • Amazonas, Pará, Amapá, Acre, Roraima, Rondônia e Mato Grosso (bacias Amazônica)
  • Pará, Tocantins e Goiás (bacia Araguaia-Tocantis)
  • Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul (bacia do Prata)

Como pode observar acima, o barbado pode ser encontrado em diversas regiões, portanto, não é difícil tentar captura-lo. Mas, é importante observa o período de reprodução, quando normalmente a pesca é proibida.

Qual o melhor época e dia para pescar o barbado?

Geralmente o animal pode ser capturado o ano todo, com exceção ao período de reprodução. Mas, no período em que as chuvas começam e os reservatórios ficam mais cheios, os peixes barbados costumam “sair” com mais frequência.

Qual o melhor horário para pescar o Barbado?

Durante a noite até o amanhecer são os horários em que a pescaria de barbado costuma ter mais sucesso.

Melhores iscas para pescar o Barbado:

Como dito antes, o barbado come naturalmente espécies menores que se apresentam a ele. Portanto, procure se ambientar ao local onde esta, saiba quais espécies compõem o cardápio do peixe naquela região.

Destacamos algumas iscas que tem um sucesso muito grande na captura desse peixe, veja:

  • Lambaris
  • Tuvira
  • Minhocuçu
  • Sarapó
  • Bagres menores.

Importante ressaltar que o lambari é a isca mais usada pelos pesadores.

Equipamento ideal para pescar o Barbado

O barbado é um peixe de porte considerável, então, esteja preparado para fortes emoções e fortes testes ao seu equipamento. Carregue consigo um equipamento que vá de médio a pesado.

Como é um peixe que nada no fundo, ele tende a procurar troncos e ferramentas que possam protegê-lo, como se isso não bastasse, tem uma força considerável após ser fisgado.

Também é importante dizer que o barbado é um peixe considerado mais perecível, em vista disso, tenha uma maneira de resfriá-lo pouco tempo após a captura.

Molinete ideal para pescar o Barbado

Há quem prefira a carretilha para a pesca desse tipo de peixe, mas, também temos muitos pescadores que optam pelo uso do molinete, portanto temos dicas de equipamentos para ambos.

A quem prefere o molinete, um lagos 5000 da marca Maruri é uma ótima escolha.

Caso opte pela carretilha, uma de perfil baixo servirá. A carretilha Titan 6000 é uma boa opção.

Vara ideal para pescar o Barbado

Junto com a escolha entre carretilha e molinete, temos a vara que os acompanha, portanto, também separamos algumas opções para ambos:

Após optar pelo molinete, uma vara ariranha da marca Albatroz de 40 lb está de bom tamanho.

Caso tenha optado pela carretilha, uma vara Evolution de 30 lb é uma boa opção. Mas, se vai pescar onde os peixes costumam ser menores, uma vara de 20 lb servirá.

Linha ideal para pescar o Barbado

Para o molinete escolha uma linha 0,50 lb com 300 metros.

Para a carretilha escolha uma linha multifilamento 0,20.

Anzol para Pescar o Barbado

Separamos os três anzóis mais usados pelos pescadores quando o assunto é a pesca de peixes de couro, em especial o barbado e pintado.  As opções são: anzol Maruseigo numero 26 , anzol Suzuki Marine Sports numero 20 e Anzol Marine Sports 4/0.

Como fazer chicote para pescar Barbado?

Separamos duas maneiras de montagem para o chicote, ambas podem ser usadas tanto na pescaria de barranco quanto de rodada, o que mudará é o peso do chumbo, pois, na pescaria de barranco é mais leve. Veja as montagens:

 Ferramentas necessárias em ambas:

  • 80 centímetros de linha Fluorocarbon 0,47 lb;
  • Um girador, ele evitará torções na linha, dando mais durabilidade;
  • Um anzol;
  • Uma chumbada de 30 a 35 gramas;

Primeira montagem:

  1. Passe a linha que vem da vara dentro do chumbo;
  2. Amarre o girador de forma que o chumbo fique solto entre a vara e o girador;
  3. Então amarre 20 cm de linha 0,47 no girador;
  4. Amarre o anzol na ponta da linha que sobrou;
  5. Está pronto o chicote numero um.

Segunda e mais indicada montagem:

  1. Nessa montagem você utilizará dois giradores.
  2. Amarre um girador à ponta da linha que vem da vara;
  3. No girador, amarre uma linha 0,30 de 10 cm, e nesta mesma linha, amarre o chumbo;
  4. Ainda no mesmo girador, amarre 35 centímetros da linha 0,47 lb;
  5. Na ponta da linha 0,47 amarre mais um girador;
  6. Amarre mais 35 centímetros de linha 0,47, e na ponta da linha amarre o anzol.

Importante dizer que pegamos essa dica no canal “Comercial Piapara” do YouTube.

Como pescar barbado na rodada?

Na pescaria de rodada é necessário mais técnica. Usando o chicote que ensinamos acima, sinta o peso do chumbo e isca irem descendo até tocar o fundo, após sentir que o chumbo chegou ao fundo, conte alguns segundos e de um leve toque para cima afim de que a isca e chumbo flutuem novamente por alguns segundos, então espere o novo contato entre fundo e chumbo, e refaça o movimento.

Vale ressaltar que o objetivo é fazer a isca chegar ao fundo e subir um pouco novamente, portanto, escolha a chumbada de acordo com a região, caso seja uma água pouco corrente, opte por um chumbo mais leve, caso seja uma forte correnteza, opte por um chumbo mais pesado. 

Quando for usar um peixe menor como isca, passe o anzol logo abaixo da nadadeira superior ou entre as narinas do pequeno espécime.

Como pescar Barbado no Rio Grande?

A pesca mais indicada para o rio grande é a pesca na rodada usando o lambari como isca.

Com a canoa solta no rio corrente, faça o movimento que ensinamos acima. Conforme a canoa vai se movendo e o pescador vai dando pequenos puxões na isca, ela se movimenta até que o barbado a encontre.

Quantos quilos e tamanho chega um peixe Barbado?

Os exemplares mais capturados tem peso médio entre 3 e 5 kg, mas os maiores barbados chegam a medir 1,2 m e pesar até 12 kg.

Considerações finais

Um peixe que provê tanto uma carne saborosa, quanto uma boa pescaria. Capturar grandes exemplares dessa espécie é um teste para a experiência de qualquer pescador, portanto, utilize todas as artimanhas que comentamos acima e faça uma ótima pescaria.